Questões de Concursos: Professor de Educação Infantil

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11 Q29031 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, só NÃO é correto o que ser afirma em:

12 Q29029 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:

13 Q28471 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

De acordo com o PARECER CNE/CEB nº 17/01, no que diz respeito à construção da inclusão na área educacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A educação especial insere-se tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, bem como na interação com outras modalidades da educação escolar, como a educação profissional e a educação indígena, sendo excluída desse ramo apenas a Educação de Jovens e Adultos.
( ) A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste, exclusivamente, na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, sempre respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
( ) O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola, de necessidades especiais.
( ) Não é o aluno que se amolda ou se adapta à escola, mas é ela que, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo. Nesse contexto, a educação especial é concebida para possibilitar que o aluno com necessidades educacionais especiais atinja os objetivos da educação geral.

14 Q28476 | Matemática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Se a largura de um jardim retangular for aumentada em 35%, e o seu comprimento for reduzido a 76% da medida inicial, então, é correto afirmar que a área deste jardim será aumentada em

15 Q29030 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre a aprendizagem da escrita, NÃO é correto afirmar que

16 Q8599 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Quanto à organização espaço-tempo, assinale a alternativa correta.

17 Q29032 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Em relação ao cuidar, é CORRETO afirmar:

18 Q7158 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Grades quebradas, vidros estilhaçados, muros pichados são apenas o cenário de um drama presente em muitas escolas hoje em dia.” Como instituição educacional formadora de seres humanos, qual deveria ser a opção mais correta a ser tomada quando se sofre estas agressões?

19 Q7155 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Do direito à Educação e do dever de educar”, o Art. 4º da LDBEN, em um de seus incisos afirma:

20 Q8580 | Conhecimentos Específicos, Direitos Difusos e Coletivos, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com relação a educação especial, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

III. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
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