Questões de Concursos: Professor de Ensino Básico

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Ensino Básico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q324258 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

12 Q318977 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com referência à música na dança moderna, julgue os itens de 61 a 66.

O balé L’Après-Midi d’un Faune, composto por Fokine e dançado por Nijinsky, no papel do fauno, cuja música foi composta por Claude Debussy, representou a languidez erótica da peça musical ao estabelecer a influência da música também na dança.

13 Q328317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

14 Q325657 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.

Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.

15 Q534741 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor de Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se subseguem, referentes às atividades de acompanhamento e de controle de execução de obras e serviços.

Ao atestar um serviço executado, o fiscal da obra assume toda a responsabilidade técnica do que foi medido, não cabendo mais à contratada responder por ele. Por esse motivo, o fiscal tem de ser um engenheiro, que deve emitir uma anotação de responsabilidade técnica de fiscalização.

16 Q322655 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

17 Q471414 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Descoberta convergente e divergente, isto é, por solução de problemas, corresponde a estilos de ensino centrados tanto no professor quanto no aluno.

18 Q325282 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

19 Q373395 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

O excerto de Cidade de Deus de Paulo Lins e a obra O cortiço de Aluisio Azevedo, embora sejam de épocas diferentes, convergem no que diz respeito à

20 Q322929 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.