Questões de Concursos: Professor de Ensino Médio

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Ensino Médio de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q794693 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água.

Este excerto deve ser interpretado como um exemplo

12 Q389788 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

As revoluções burguesas - a 1ª Revolução Industrial Inglesa, a Revolução Francesa e a 2ª Revolução Industrial na Alemanha - foram importantes para a sociedade ocidental porque permitiram que

13 Q794649 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.

A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de

14 Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.

Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento

15 Q794632 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...).

É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:

16 Q794575 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Thomas Hobbes é conhecido por sua descrição do estado de natureza como um estado de guerra de todos os homens contra todos os homens. Para superar essa condição inicial de insegurança Hobbes propõe a instituição de um Estado

17 Q389761 | História, História Geral, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se

18 Q795186 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:

19 Q794764 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

20 Q794742 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo.

E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.