Questões de Concursos: Professor de História Prepare-se para a prova com questões de Professor de História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor de História Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q31085 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB“Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital.” (Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126). Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC. a) A adoção do neoliberalismo. b) A manutenção da Era Vargas. c) A retomada do nacionalismo econômico. d) A nacionalização das empresas multinacionais. e) A proibição de fusões e aquisições de empresas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q42606 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEO capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta. a) Uma certa ética de cunho protestante foi associada ao espírito do capitalismo. b) O capitalismo é semelhante, em forma e conteúdo, ao sistema servil de matriz feudal. c) A Revolução Industrial representou um retrocesso histórico, dado que adotou formas capitalistas primitivas. d) No Brasil, a substituição do trabalho livre pelo trabalho escravo, na segunda metade do século XIX, foi a base da sociedade capitalista nacional contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q42608 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEAs chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta. a) A Revolução Francesa é universalmente aceita por toda a historiografia mundial como único marco de nascimento da História Contemporânea. b) É irrelevante a relação entre modernidade e a idéia de revolução. c) A independência dos Estados Unidos da América (EUA), ocorrida na segunda metade do século XVIII, pode ser considerada um exemplo de revolução atlântica. d) A modernidade brasileira é marcada, na forma das revoluções atlânticas, por profundas e radicais revoluções. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q31065 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABO desenvolvimento econômico de Rondônia se acelerou em fins do século XIX e início do século XX, com as práticas extrativistas. Em relação à economia de Rondônia, é correto afirmar: a) O primeiro ciclo de desenvolvimento esteve ligado à descoberta de ouro e cassiterita na região. b) A extração de borracha e de castanha-do-brasil ( c a s t a n h a - d o - p a r á ) assegurou o desenvolvimento do Estado até os anos 1990, quando tal atividade foi definitivamente interrompida. c) A madeira é hoje responsável por aproximadamente 10% das exportações do Estado, não obstante a alta taxa de desmatamento. d) O desenvolvimento não se intensificou nos anos 1960 e 1970, apesar dos incentivos fiscais ao setor vegetal e dos projetos de construção de rodovias e de implantação de núcleos de colonização. e) O extrativismo e a agropecuária deixaram de ser a base da economia do Estado, em razão de novos investimentos do Governo Federal e do incremento de infraestrutura nas últimas décadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q31087 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABO embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra. Qual o nome dado a esse conflito? a) Questão Platina. b) Questão Christie. c) Intervenção contra Oribe e Rosas. d) Intervenção contra Aguirre. e) Revolução Praieira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q31083 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABA Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser: a) autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo. b) liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado. c) socialista, baseada no controle da economia e na participação política. d) reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão. e) estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q31064 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABEntre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que: a) as taxas de desflorestamento de Rondônia apresentaram, nos últimos dois anos, aumento significativo seguido de redução discreta, contrariando período anterior de queda contínua, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). b) as “indefinições” do antigo Código Florestal brasileiro, vigente até meados de 2012, foram até então aproveitadas por ruralistas para desmatar. c) a criação do Parque Nacional de Pacaás Novos e da Reserva Biológica Nacional do Jaru, no estado de Rondônia, teve como objetivo a preservação ambiental da região Amazônica. d) o aumento da taxa de desmate em Rondônia (e em outros estados fronteiriços do país, como Pará e Mato Grosso) se deu, em parte, devido a incentivos do governo militar a interessados em ocupar regiões de fronteira agrícola. e) a implantação de áreas de pastagem no Estado não representa ameaça à preservação do seringal, dada a possibilidade de reaproveitamento ambiental dessas terras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q31079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABA produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que: a) seria utilizada a mão de obra assalariada, disponível na metrópole em decorrência da mecanização do campo. b) era uma especiaria de fácil comercialização na Europa, embora não tenha atraído recursos de outros países para o investimento inicial. c) era necessário um gênero que se adequasse às condições ecológicas da colônia e já estivesse incorporado à experiência portuguesa. d) a montagem dessa estrutura produtiva favorecia aos objetivos da metrópole de eliminar toda e qualquer forma de trabalho escravo na colônia. e) era fundamental que os comerciantes nativos monopolizassem as tarefas de distribuição de açúcar na Europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q31084 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABAo longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista. Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que: a) embora hostis aos comunistas, Mussolini e Hitler aliaram-se a eles para combater o grande capital. b) ambos utilizaram-se do marxismo como instrumento teórico no combate à grande burguesia industrial e financeira e aos grandes proprietários rurais. c) nos dois países, o intervencionismo estatal foi barrado pela tradição secular do livre-comércio. d) os dois Estados suprimiram os demais partidos e negaram quaisquer direitos ou liberdades ao indivíduo, totalmente subordinado ao Estado . e) por meio do intervencionismo estatal, eles socializaram os meios de produção e extinguiram a sociedade de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q42604 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEO feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta. a) O feudalismo, sustentado na escravidão, dominou a Europa Ocidental desde a crise do Império Romano até praticamente à Revolução Francesa. b) Sustentada pela noção de estamento, a sociedade feudal apresentava taxas baixíssimas, ou quase inexpressivas, de mobilidade interna. c) Na Idade Média, as mulheres detinham poderes adicionais associados ao sistema de reprodução da cultura religiosa. d) A força da religião, embora fundamental na construção das instituições feudais, não influenciava o poder político. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q31085 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB“Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital.” (Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126). Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC. a) A adoção do neoliberalismo. b) A manutenção da Era Vargas. c) A retomada do nacionalismo econômico. d) A nacionalização das empresas multinacionais. e) A proibição de fusões e aquisições de empresas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q42606 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEO capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta. a) Uma certa ética de cunho protestante foi associada ao espírito do capitalismo. b) O capitalismo é semelhante, em forma e conteúdo, ao sistema servil de matriz feudal. c) A Revolução Industrial representou um retrocesso histórico, dado que adotou formas capitalistas primitivas. d) No Brasil, a substituição do trabalho livre pelo trabalho escravo, na segunda metade do século XIX, foi a base da sociedade capitalista nacional contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q42608 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEAs chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta. a) A Revolução Francesa é universalmente aceita por toda a historiografia mundial como único marco de nascimento da História Contemporânea. b) É irrelevante a relação entre modernidade e a idéia de revolução. c) A independência dos Estados Unidos da América (EUA), ocorrida na segunda metade do século XVIII, pode ser considerada um exemplo de revolução atlântica. d) A modernidade brasileira é marcada, na forma das revoluções atlânticas, por profundas e radicais revoluções. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q31065 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABO desenvolvimento econômico de Rondônia se acelerou em fins do século XIX e início do século XX, com as práticas extrativistas. Em relação à economia de Rondônia, é correto afirmar: a) O primeiro ciclo de desenvolvimento esteve ligado à descoberta de ouro e cassiterita na região. b) A extração de borracha e de castanha-do-brasil ( c a s t a n h a - d o - p a r á ) assegurou o desenvolvimento do Estado até os anos 1990, quando tal atividade foi definitivamente interrompida. c) A madeira é hoje responsável por aproximadamente 10% das exportações do Estado, não obstante a alta taxa de desmatamento. d) O desenvolvimento não se intensificou nos anos 1960 e 1970, apesar dos incentivos fiscais ao setor vegetal e dos projetos de construção de rodovias e de implantação de núcleos de colonização. e) O extrativismo e a agropecuária deixaram de ser a base da economia do Estado, em razão de novos investimentos do Governo Federal e do incremento de infraestrutura nas últimas décadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q31087 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABO embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra. Qual o nome dado a esse conflito? a) Questão Platina. b) Questão Christie. c) Intervenção contra Oribe e Rosas. d) Intervenção contra Aguirre. e) Revolução Praieira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q31083 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABA Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser: a) autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo. b) liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado. c) socialista, baseada no controle da economia e na participação política. d) reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão. e) estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q31064 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABEntre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que: a) as taxas de desflorestamento de Rondônia apresentaram, nos últimos dois anos, aumento significativo seguido de redução discreta, contrariando período anterior de queda contínua, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). b) as “indefinições” do antigo Código Florestal brasileiro, vigente até meados de 2012, foram até então aproveitadas por ruralistas para desmatar. c) a criação do Parque Nacional de Pacaás Novos e da Reserva Biológica Nacional do Jaru, no estado de Rondônia, teve como objetivo a preservação ambiental da região Amazônica. d) o aumento da taxa de desmate em Rondônia (e em outros estados fronteiriços do país, como Pará e Mato Grosso) se deu, em parte, devido a incentivos do governo militar a interessados em ocupar regiões de fronteira agrícola. e) a implantação de áreas de pastagem no Estado não representa ameaça à preservação do seringal, dada a possibilidade de reaproveitamento ambiental dessas terras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q31079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABA produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que: a) seria utilizada a mão de obra assalariada, disponível na metrópole em decorrência da mecanização do campo. b) era uma especiaria de fácil comercialização na Europa, embora não tenha atraído recursos de outros países para o investimento inicial. c) era necessário um gênero que se adequasse às condições ecológicas da colônia e já estivesse incorporado à experiência portuguesa. d) a montagem dessa estrutura produtiva favorecia aos objetivos da metrópole de eliminar toda e qualquer forma de trabalho escravo na colônia. e) era fundamental que os comerciantes nativos monopolizassem as tarefas de distribuição de açúcar na Europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q31084 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCABAo longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista. Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que: a) embora hostis aos comunistas, Mussolini e Hitler aliaram-se a eles para combater o grande capital. b) ambos utilizaram-se do marxismo como instrumento teórico no combate à grande burguesia industrial e financeira e aos grandes proprietários rurais. c) nos dois países, o intervencionismo estatal foi barrado pela tradição secular do livre-comércio. d) os dois Estados suprimiram os demais partidos e negaram quaisquer direitos ou liberdades ao indivíduo, totalmente subordinado ao Estado . e) por meio do intervencionismo estatal, eles socializaram os meios de produção e extinguiram a sociedade de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q42604 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEO feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta. a) O feudalismo, sustentado na escravidão, dominou a Europa Ocidental desde a crise do Império Romano até praticamente à Revolução Francesa. b) Sustentada pela noção de estamento, a sociedade feudal apresentava taxas baixíssimas, ou quase inexpressivas, de mobilidade interna. c) Na Idade Média, as mulheres detinham poderes adicionais associados ao sistema de reprodução da cultura religiosa. d) A força da religião, embora fundamental na construção das instituições feudais, não influenciava o poder político. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro