Questões de Concursos: Professor de História

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101 Q862043 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

A organização social indígena dos povos que viviam ao norte da colônia brasileira apresentavam um modelo de organização peculiar. Assinale a alternativa que apresenta essa organização.

102 Q862045 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao período que compreende os anos 1960 a 1964, julgue o item a seguir.

No início da década de 60 do século passado, após a renúncia de Jânio Quadros, os chefes militares das três Forças Armadas tentaram impedir a posse do vice-presidente João Goulart no cargo de presidente da República.

103 Q862044 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

Sobre as relações políticas entre as sociedades indígenas no norte da colônia portuguesa, assinale a alternativa correta. 

104 Q862050 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Com relação à ditadura militar (1964-1985), julgue o item subsecutivo.

Durante a ditadura militar, pessoas que apenas demonstravam opinião política de oposição ao regime foram preservadas da prisão; somente pessoas consideradas comunistas eram presas. 

105 Q862036 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

O processo de colonização português no Brasil, em um segundo momento foi caracterizado pela produção rural, após um primeiro momento onde a extração foi o principal meio de exploração. A respeito desse tema assinale a alternativa correta.

106 Q862046 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao período que compreende os anos 1960 a 1964, julgue o item a seguir.

Na década de 60 do século passado, Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, iniciou a Campanha da Legalidade, com o objetivo de resistir, naquele contexto, a ações dos militares e garantir o cumprimento da Constituição.

107 Q862040 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

A migração de populações indígenas para o interior da colônia brasileira gerou uma escassez de sua mão de obra, sobre as consequências desse movimento migratório, assinale a alternativa correta.

109 Q909073 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O controle do Mar Mediterrâneo foi disputado pelas rivalidades travadas entre Roma e Cartago (antiga colônia Fenícia) através das Guerras Púnicas. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O conflito teve início com a investida de Cartago sobre a cidade de Roma. Embora os cartagineses tivessem conseguido promover um longo cerco à cidade, devido às rivalidades internas, os esforços com que Aníbal contava para tomar a cidade falharam.

II. Ao final da Primeira Guerra Púnica, Roma tomou posse da Sicília, da Córsega e da Sardenha, além de obrigar Cartago a pagar pesada indenização de guerra.

III. A Segunda Guerra Púnica foi marcada pela incursão de Roma sobre o território de Messina, na Ilha da Sicília, ponto estratégico para o avanço romano, mas que havia sido recuperado pelos cartagineses, reassumindo o controle do comércio marítimo da região.

IV. As ofensivas no Norte da África deram a vitória à Roma; Cartago foi incendiada, teve de entregar seus navios de guerra e assumir o compromisso de não declarar guerra a qualquer aliado romano.

Quais estão corretas?

110 Q909377 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões 1 e 2.

“Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e elas passaram a ser vistas como vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado.” (XAVIER, 2010, p. 1099). Dessa maneira, passaram a ser incorporadas nos estudos históricos diversas fontes, que não se restringem apenas à fonte escrita. Para Boschi (2007), dentre as fontes para pesquisas históricas, a mais utilizada é a fonte escrita, mas temos o relato oral, registros e a “[…] utilização do patrimônio cultural imaterial das coletividades”, a literatura, as imagens (BOSCHI, 2007, p. 36).

Analise as afirmativas abaixo:

1. Para tornar a aula mais atrativa, dinâmica e participativa, o professor de História poderá fazer uso de diversos procedimentos metodológicos, como montagem de sequências cronológicas; entrevistas e elaboração de textos escritos.

2. Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado passaram a ser vistos como fontes para o estudo do passado.

3. Jornais ou revistas são uma fonte rica e diversa de conhecimento e, face à proximidade dos fatos que relatam, devem ser vistos como fontes fidedignas, pois não são marcados por questões ideológicas.

4. Os estudos históricos devem incorporar unicamente as fontes escritas, as mais utilizadas e as únicas capazes de documentos que “falarem” ao historiador.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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