Questões de Concursos: Professor de História

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41 Q849665 | Ética na Administração Pública, Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal Decreto n 1171 de 1994, Professor de História, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Os códigos de ética e conduta profissional compreendem os princípios e os deveres dos servidores públicos, tais como o decoro, o zelo e a dignidade. Incluem, ainda, algumas qualidades desejáveis aos servidores, como a boa educação e a disposição por ajudar ao próximo. Ao mesmo tempo, esses códigos estimulam e facilitam a adoção de comportamentos distantes da legalidade e da moralidade por parte dos agentes públicos. Um exemplo claro de dever do servidor público é apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
II. No contexto da Administração Pública, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Por outro lado, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao Estado, tampouco é uma justificativa para a punição do servidor responsável por essa ação, ainda que ele tenha causado o dano intencionalmente.
Marque a alternativa CORRETA:

42 Q389709 | História, Educação em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que concerne ao currículo, dentro deste contexto, é correto afirmar:

43 Q42610 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A proclamação da República, no Brasil,

44 Q31063 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Observe o texto abaixo extraído do site da SEDUC.

“O período das inscrições vai de 15/01 a 07/02/2013, e o candidato para se inscrever deverá acessar o site www.funcab.org, onde consta o Edital”.

A evidência de que www.funcab.org representa um link para o site da FUNCAB é:

45 Q31062 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Suponha que ao digitar o texto “Fundação Prof. Carlos Augusto Bittencourt -- FUNCAB” os dois hífens seguidos (--) sejam automaticamente substituídos por um traço. O recurso do Microsoft OfficeWord que permite tal configuração é:

46 Q389660 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

A Guerra do Vietnã estava relacionada à Guerra Fria, sendo a intervenção militar estadunidense uma tentativa de não permitir a propagação do comunismo no sudeste asiático.

47 Q42609 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A política externa do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi marcada

48 Q388347 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

“A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades. (...) As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do “outro” e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais. A difusão da racionalidade da ciência não acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, permanecendo crenças religiosas diversas, muitas vezes contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias”.

A respeito do ensino de História na Educação Básica, analise as afirmativas colocando (V) paras a verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo.

( ) As aproximações entre a História ensinada e a produção acadêmica têm se intensificado a partir do final dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e ou definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.

( ) O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos.

( ) A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antes silenciados.

( ) A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições de pensamento.

A sequência correta encontrada é:

49 Q42616 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil de 2002, a eleição presidencial

50 Q42614 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

O fim do regime militar no Brasil, em meados dos anos 80 do século passado, esteve associado a inúmeros fatores domésticos e internacionais. A respeito desse período histórico, assinale a opção correta.
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