Questões de Concursos: Professor de Inovação e Tecnologia

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11 Q897821 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação.

( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

12 Q897829 | Pedagogia, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo Elkonin, existem vários estágios de desenvolvimento humano pelos quais os sujeitos passam. Dentre eles, podemos citar: comunicação emocional do bebê, atividade objetal manipulatória, jogo de papéis, atividade de estudo, entre outros.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o estágio jogo de papéis.

13 Q897822 | Programação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A programação em blocos é uma maneira lúdica de se aprender programação porque elimina muitos dos desafios que vêm com a codificação tradicional.
São elementos da programação em blocos:
1. listas 2. vetores 3. variáveis e operadores 4. estruturas de decisão e de repetição

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

14 Q897825 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A gamificação pressupõe a utilização de elementos dos jogos aplicados com a intenção de promover a motivação e o envolvimento na realização de tarefas não relacionadas com jogos.

Neste sentido, quando se gamifica uma disciplina, o feedback deve ser continuamente trabalhado, o que torna mais adequado o processo de:

15 Q897826 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição.

Coluna 1 Ferramentas AVA
1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão

Coluna 2 Definições
( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema.
( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo.
( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações.
( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

16 Q897828 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo a BNCC, nos anos iniciais da educação infantil, pretende-se que as crianças desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural quanto em relação à inclusão de alunos da educação:
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