Questões de Concursos: Professor de Língua Portuguesa

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12 Q5672 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
Da leitura do último parágrafo, é correto afirmar que:

13 Q28920 | Português, Funções da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, GESTÃO CONCURSO

Observe as figuras e os recursos de linguagem utilizados nos versos: 

I. "A tarde descia, pensativa e doce, com nuvenzinhas cor de rosa" (Eça de Queirós)
II. "Que a alma que pode falar com os olhos também pode beijar com a face." (Antônio Machado)
III. “Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos...” (Eugénio de Castro)
IV. “ ... a gente chama Aquele que a salvar o mundo veio” (L. Camões)

Quanto às figuras e aos recursos de linguagem utilizados em sua construção, a classificação desses versos está CORRETAMENTE indicada em:

14 Q5681 | Raciocínio Lógico, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Cinco pessoas participaram de um sorteio de três números. A primeira pessoa apostou os números 9, 16 e 38, a segunda pessoa apostou os números 10, 17 e 40, a terceira pessoa apostou os números 10, 17 e 38, a quarta pessoa apostou os números 9, 17 e 38 e a quinta pessoa apostou os números 9, 16 e 40. Sabendo que cada pessoa acertou pelo menos um número e que apenas uma das pessoas acertou os três números, então quem acertou os três números foi:

15 Q28918 | Português, Funções da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, GESTÃO CONCURSO

“Nos últimos anos, o ensino de Língua Portuguesa vem passando por reformulações teóricas e metodológicas. Dentre elas, muito se tem enfatizado, em propostas curriculares, políticas de avaliação do ensino, de formação do professor, de análise de materiais didáticos, dentre outras, a necessidade de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em diferentes tipos de situação de uso da linguagem, com o objetivo de ampliar suas possibilidades de participação na vida em sociedade. Grande parte dessas reformulações é fundamentada por uma visão discursiva da linguagem. ”

Levando em consideração as suas reformulações teóricas e metodológicas, o ensino atual de Língua Portuguesa propõe o, EXCETO:

16 Q28917 | Português, Figuras de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, GESTÃO CONCURSO

“Na verdade, como costumo dizer, o que habitualmente chamamos de português, é um grande ‘balaio de gatos’, onde há gatos dos mais diversos tipos...”

                  BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo:
                                                                                                                   Loyola, 1999.
Para expressar seu ponto de vista, Bagno, nessa frase, lança mão de um(a)

17 Q29100 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura:

I. A professora A disse que sempre leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, ou seja, na compreensão de um texto ela privilegia o que o leitor já sabe e o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua vida, além de ativar o conhecimento linguístico e o conhecimento textual durante a leitura.
II. A professora B admitiu reconhecer que vários níveis de conhecimento entram em jogo durante a leitura e, por isso, permite que seus alunos, quando leem, façam inferências por si, razão pela qual ela procura não interferir nas suas conclusões.
III. A professora C comentou que valoriza mais o conhecimento linguístico, o conhecimento textual, e em menor escala, o conhecimento de mundo do aluno, porque eles é que precisam ser ativados durante a leitura, para que o leitor chegue ao momento da compreensão do que lê.

De acordo com as concepções de Ângela Kleiman sobre as relações entre texto e leitor, está CORRETO o que se afirma em:

18 Q28910 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, GESTÃO CONCURSO

Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, sendo de oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino.

De acordo com os pressupostos da inclusão escolar defendida na política atual para a Educação Especial, é CORRETO afirmar que:

19 Q5678 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
A forma grifada em “Elas dizem para si mesmas que são capazes de fazer o que as outras crianças fazem” (linha 19) tem a mesma função que a forma destacada em:

20 Q28909 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, GESTÃO CONCURSO

Coloque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas seguintes, que tratam do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) das escolas, no modelo da Gestão Democrática: 

I. O P.P.P. deve ser elaborado por consultores e especialistas contratados pela diretoria.
II. O P.P.P. deve ser elaborado pelo corpo de profissionais da escola, além de incluir discussões feitas com a comunidade escolar.
III. O P.P.P. deve ser elaborado por meio de práticas coletivas e da corresponsabilidade dos membros da comunidade escolar.
IV. O P.P.P. deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar, podendo ter apoio de consultores contratados.
V. O P.P.P. deve ser elaborado pela Secretaria de Educação e adaptado em cada instituição escolar, de acordo com sua realidade.

A sequência CORRETA das respostas é:
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