Questões de Concursos: Professor de Matemática

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41 Q857428 | Matemática, Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação em matemática no ambiente escolar deve acontecer de forma descontínua e assistemática, priorizando a interpretação quantitativa do conhecimento construído pelo aluno. Os alunos devem ser prioritariamente submetidos a testes inespecíficos e pouco relacionados com problemas do mundo real, de modo a obterem apenas um conhecimento teórico e abstrato sobre a matemática. II. O professor de matemática deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes. Os demais profissionais do ambiente escolar devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, tolher as iniciativas relacionadas às avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. III. A avaliação educacional no ensino de matemática é uma atividade que envolve legitimidade técnica, devendo distanciar-se de qualquer aspecto político na sua realização. Ou seja, o professor de matemática deve realizar a tarefa avaliativa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere. Entretanto, esse professor deve renunciar aos princípios e critérios refletidos coletivamente no âmbito da instituição, ainda que referenciados no projeto político-pedagógico, na proposta curricular ou em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

42 Q335839 | Matemática, Porcentagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Suponha que o preço da ação de uma empresa tenha sofrido as seguintes variações sucessivas no primeiro trimestre de um determinado ano: em janeiro, aumentou 12%; em fevereiro, sofreu uma redução de 8%; e, em março, uma redução de 4%, sempre em relação ao mês anterior. Considerando-se essas variações, ao final do trimestre, em relação ao preço original, a ação

43 Q40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A democratização da escola significa, essencialmente:

44 Q335439 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Paulo comprou em uma loja de eletrodomésticos um fogão por R$ 340,00 e uma lavadeira por R$ 670,00. Ao dirigir?se ao caixa, foi agraciado com a feliz notícia de que era o cliente número 1.000.000 e que, por isso, a loja lhe concederia desconto de 50% no valor do fogão e que, além disso, receberia desconto de 35% na compra de um terceiro produto. Dessa forma, se Paulo pagou o valor total de R$ 983,00, então o valor que teria pagado pelos três produtos, caso não houvesse qualquer desconto é, em R$:

45 Q335538 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Para um determinado número natural com quatro algarismos, o algarismo das unidades é par e maior que cinco; o algarismo das dezenas é primo e o algarismo das centenas é ímpar. Com base nessas informações, o número de combinações possíveis para a formação desse número é:

46 Q331788 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Suponha que a trajetória percorrida por um objeto voador não identificado corresponde a uma parábola definida por h = –t2 + 6t em que h representa a altura, em quilômetros, alcançada pelo objeto após t segundos. Nessa hipótese, a altura máxima atingida pelo objeto será, em km:

47 Q40732 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Qualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.

48 Q333162 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Matemática, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Na 2ª feira, foram colocados 3 grãos de feijão num vidro vazio. Na 3ª feira, o vidro recebeu 9 grãos, na 4ª feira, 27 e assim por diante. No dia em que recebeu 729 grãos, o vidro ficou completamente cheio, isso ocorreu:

49 Q335286 | Matemática, Geometria, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Um frasco tem a forma de pirâmide quadrangular regular. As faces laterais dessa pirâmide são triângulos equiláteros de altura 6 cm, e espessura desprezível. Sendo assim, a capacidade desse frasco, em mL, é um valor entre

50 Q333854 | Matemática, Frações, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Em uma determinada turma, a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, é igual a 1/3 e, em outra turma, com o mesmo número de alunos, essa razão é 3/2. Quando juntaram as duas turmas para assistir a um filme, os professores das duas turmas perceberam que a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, passou a ser igual a
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