Questões de Concursos Públicos: Professor de Português

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11 Q906787 | Português, Formação das Palavras: Composição, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 à 6.

Em versão olfativa do teste do espelho, cobras parecem reconhecer próprio cheiro

Existe uma coisa nos estudos sobre cognição chamada “teste do espelho”. Ele é bem intuitivo: você põe animais na frente de um espelho e vê se eles admiram o próprio reflexo ou pensam se tratar de outro bicho. Para nós, humanos, é óbvio que aquela imagem refletida é nossa — bebês a partir de 18 meses já sabem disso. Mas essa capacidade não é universal.

O teste geralmente envolve colocar alguma coisa estranha na cara do bicho. Pode ser um pingo de tinta colorida no pelo, um adesivo, um pedaço de pano. É importante que essa anomalia esteja fora do campo de visão do animal — na testa, por exemplo —, de modo que ele só consiga percebê-la quando estiver de frente para o espelho. Se o animal nota e investiga a marca quando vê seu reflexo, isso pode indicar autoconsciência — a habilidade de se tornar o objeto de sua própria atenção.

Quando um animal pode identificar sua própria imagem no espelho, existe a possibilidade de que ele consiga diferenciar outros seres de si próprio, reconhecer que seus colegas também têm intenções e até se colocar no lugar de outros indivíduos.

Um grupo de pesquisadores queria conduzir o teste do espelho com espécies de cobras. Porém, como esses répteis não tem lá a melhor das visões, os cientistas tiveram que adaptar a execução do experimento para o sentido predominante dessas pegajosas: o olfato.

A descrição do estudo foi publicada em um artigo no periódico especializado Proceedings of the Royal Society B. Nele, o trio de pesquisadores conta como pegou amostras de cheiro das cobras, modificou essas amostras e então observou se elas se reconheceriam e sentiram curiosidade com a mudança.

O teste foi aplicado em 36 indivíduos da espécie cobra-liga oriental (Thamnophis sirtalis sirtalis) e 18 indivíduos de piton-real (Python regius). A primeira é considerada mais social e a segunda, mais solitária.

Eles coletaram Óleo corporal das cobras esfregando pedaços de algodão pela sua pele. Então, eles deixaram cada cobra sozinha com um entre cinco aromas: o seu próprio, o seu com um pouco de azeite adicionado, apenas azeite, um de outra cobra da mesma espécie e um de outra cobra com um pouco de azeite.

Os cientistas prestaram atenção no tempo que as cobras passavam agitando a língua. Esse é o principal indicador do interesse de um indivíduo por um cheiro. As cobras-liga orientais exibiam movimentos de língua muito mais longos quando eram expostas ao próprio cheiro com azeite, em comparação com as outras quatro possibilidades. “Elas só fazem movimentos longos com a língua quando estão interessadas ou investigando algo”, diz Noam Miller, um dos pesquisadores do estudo. Isso sugere que as cobras-liga podem reconhecer quando há algo diferente em si mesmas. “Eles podem estar pensando: “Isso é estranho, eu não deveria cheirar assim”?.

Por outro lado, as pítons-reais respondiam de forma parecida a todos os cinco cheiros. Os pesquisadores supõem que espécies mais sociais, o caso das cobras-liga orientais, sejam mais propensas a ter autoconsciência.

Alguns pesquisadores ainda não compraram a ideia de que as cobras seriam capazes de se autorreconhecer. Já outros biólogos consideram as descobertas significativas — e argumentam que esse experimento é mais realista do que o teste do espelho. Afinal, uma superfície reflexiva não é nada comum na natureza. Contudo, encontrar e compreender a importância dos sinais químicos deixados por você e por seus parentes no ambiente é, provavelmente, um aspecto muito importante da interação rotineira entre esses animais.

Revista Superinteressante. Adaptado. Disponível em

<https://super.abril.com.br/ciencia/em-versao-olfativa-do-teste-do-espelho-cobras-parecem-reconhecer-proprio-cheiro>

As palavras “cobra-liga” e “píton-real”, que ocorrem no texto, são formadas pelo mesmo processo, denominado:

12 Q906788 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com Marcuschi (2001), “as atividades de transformação, que constituem a retextualização em sentido estrito, dizem respeito a operações que vão além da simples regularização linguística, pois envolvem procedimentos de substituição, reordenação, ampliação/redução e mudanças de estilo [...]”. Posteriormente, o referido autor analisa alguns estudo de caso, um deles é sobre a geração de narrativas escritas com a estrutura monológica pelos suecos Jonsson e Linell. O referido estudo apontou seis achados de pesquisa principais. A seguir, foram elencados alguns desses achados, no entanto um está incorreto, assinale-o:

13 Q906789 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.

“Uma vez que as práticas de linguagem são uma totalidade e que o sujeito expande sua capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em situações significativas de interlocução, as propostas didáticas de ensino de Lingua Portuguesa devem organizar-se tomando o texto (oral ou escrito) como unidade básica de trabalho [...]. Propõe-se que as atividades planejadas sejam organizadas de maneira a tornar possível a/o __________ dos discursos para que o aluno possa identificar pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles veiculados.

14 Q906790 | Pedagogia, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Um dos temas abordados pelos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental é sobre a “importância dos recursos tecnológicos na sociedade contemporânea”. Em conformidade com o contexto apresentado pelos referidos parâmetros em relação ao tema anteriormente descrito, é pertinente afirmar:

15 Q906791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O dia a dia em sala de aula é marcado por inúmeras variáveis que contribuem ou geram obstáculos para a aprendizagem. Dolz, Gagnon e Decânio analisam especificamente as variáveis que causam dificuldades de aprendizagem, propondo uma reflexão sobre a ação docente em tais situações. Assim, a referida obra dos autores supracitados propõe um tipo de metodologia capaz de depreender quais aspectos dos alunos que devem ser sistematizados para a organização do ensino?

16 Q906793 | Pedagogia, A complexidade do conhecimento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto abaixo, extraido dos Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio).

A centralidade do conhecimento nos processos de produção e organização da vida social rompe com o paradigma segundo o qual a educação seria um instrumento de _________________ do futuro profissional ao mundo do trabalho. Disciplina, obediência, respeito restrito às regras estabelecidas, condições até então necessárias para a inclusão social, via profissionalização, perdem a relevância, face às novas exigências colocadas pelo desenvolvimento tecnológico e social.

17 Q898960 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Atualmente, o professor assume o papel de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, colaborando para que os alunos alcancem seus objetivos de conhecimento e contribuindo para os propósitos mais amplos da educação. Esse papel vai além da simples transmissão de conteúdo; ele visa apoiar o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

18 Q898961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método sociolinguístico é uma abordagem de alfabetização socioconstrutivista que reinventa os princípios de Paulo Freire, ao incorporar aspectos sociológicos e linguísticos em cada etapa do processo de alfabetização. Ao relacionar as atividades de escrita nos níveis pré-silábico, silábico e alfabético, conforme os estudos da Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, o método assume um caráter sociolinguístico ao promover o desenvolvimento da consciência social, silábica e alfabética.
O Método Sociolinguístico tem por objetivo principal:

19 Q898962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método da Palavra Geradora é uma abordagem de alfabetização que se baseia na escolha de palavras significativas para a vida dos aprendizes, especialmente para adultos e jovens em contextos de alfabetização popular, e utiliza essas palavras como ponto de partida para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A ideia central é que a alfabetização deve estar conectada ao contexto social e cultural do aluno, promovendo não só a aprendizagem técnica da escrita e leitura, mas também uma consciência crítica sobre a realidade.
Esse importante método foi desenvolvida por:

20 Q898963 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A literatura passou por muitas transformações ao longo da história, sendo, por isso, organizada em movimentos literários que correspondem a diferentes épocas. Cada movimento apresenta características próprias, refletindo as particularidades dos contextos históricos em que se desenvolveu.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um afirmação correta: