Questões de Concursos: Professor de Português

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Português de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q906791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O dia a dia em sala de aula é marcado por inúmeras variáveis que contribuem ou geram obstáculos para a aprendizagem. Dolz, Gagnon e Decânio analisam especificamente as variáveis que causam dificuldades de aprendizagem, propondo uma reflexão sobre a ação docente em tais situações. Assim, a referida obra dos autores supracitados propõe um tipo de metodologia capaz de depreender quais aspectos dos alunos que devem ser sistematizados para a organização do ensino?

22 Q898960 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Atualmente, o professor assume o papel de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, colaborando para que os alunos alcancem seus objetivos de conhecimento e contribuindo para os propósitos mais amplos da educação. Esse papel vai além da simples transmissão de conteúdo; ele visa apoiar o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

23 Q898962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método da Palavra Geradora é uma abordagem de alfabetização que se baseia na escolha de palavras significativas para a vida dos aprendizes, especialmente para adultos e jovens em contextos de alfabetização popular, e utiliza essas palavras como ponto de partida para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A ideia central é que a alfabetização deve estar conectada ao contexto social e cultural do aluno, promovendo não só a aprendizagem técnica da escrita e leitura, mas também uma consciência crítica sobre a realidade.
Esse importante método foi desenvolvida por:

24 Q898965 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024. Esseplano estabelece metas e diretrizes para melhorar a qualidade e o acesso à educação no Brasil. O PNE define 20 metas, incluindo a universalização da educação básica, a ampliação do acesso ao ensino superior, a valorização dos profissionais da educação e o aumento do investimento público na educação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a Meta 10:

25 Q898967 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O Colégio Estadual "Cultura e Cidadania" iniciou um projeto pedagógico voltado para a valorização da cultura nacional e o incentivo ao senso crítico dos alunos por meio do cinema. Para isso, a coordenação pedagógica, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), decidiu incorporar a exibição de filmes de produção dentro de uma periodicidade mínima estabelecida em lei, integrando o projeto à proposta pedagógica da escola.

De acordo com a LDB, a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória, por, no mínimo:

26 Q906789 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.

“Uma vez que as práticas de linguagem são uma totalidade e que o sujeito expande sua capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em situações significativas de interlocução, as propostas didáticas de ensino de Lingua Portuguesa devem organizar-se tomando o texto (oral ou escrito) como unidade básica de trabalho [...]. Propõe-se que as atividades planejadas sejam organizadas de maneira a tornar possível a/o __________ dos discursos para que o aluno possa identificar pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles veiculados.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.