Questões de Concursos: Professor em Atividade de Docência PAD

Prepare-se para a prova com questões de Professor em Atividade de Docência PAD de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q900410 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) redimensiona a prática docente, a partir da(s) seguinte(s) premissa(s):

I. Pelo fato de a BNCC definir, de forma clara, o que os alunos precisam aprender nas diferentes etapas da Educação Básica, ano a ano ou por blocos de anos, as diferenças nas aprendizagens dos alunos vindos de outras escolas ou redes serão minimizadas.
II. Os professores de todo Brasil deverão participar de formações continuadas para conhecer a Base, entender as mudanças propostas pelo documento e o seu papel no sistema educacional do País.
III. O trabalho docente se realizará por meio da determinação e especificação detalhada de metodologias ativas que circunscrevam modalidades e técnicas de ensino, as quais deverão ser seguidas pelos professores.

Está(ão) correta(s) a(s) premissa(s):

12 Q900411 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a prática docente, no contexto da sala de aula frente às novas tecnologias, podemos afirmar que:

I. A tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino, porém, o uso dessa ferramenta deve ser ponderado e fiscalizado, para evitar influência negativa e auxiliar no desenvolvimento sadio da criança.

II. A prática docente na atualidade não deve contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos quanto ao uso das tecnologias educacionais, pois é algo que já faz parte da realidade das crianças, ou seja, eles já trazem para a escola esse repertório.

III. A tecnologia pode ser um grande aliado no ensino das crianças, diferente do que muitos pensam, não havendo necessidade de ponderar e fiscalizar seu uso, já que não há possibilidade de trazer prejuízo ao avanço cognitivo das crianças.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

13 Q900413 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para a abordagem cognitivista

I. a educação é um processo de desequilíbrios e reequilíbrios, no qual o aluno aprende, por si mesmo, a conquistar o conhecimento.
II. o aluno observa, experimenta, compara e levanta hipóteses.
III. o estudante é visto como uma “tábula rasa” e o conhecimento é repassado do professor para o estudante.

A sequência correta está na alternativa:

14 Q900415 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre o ensino religioso como componente curricular, é correto afirmar que

I. deve ser organizado a partir de confissões religiosas.
II. é compreendido, em termos legais ou jurídicos, como área de conhecimento, a partir de pressupostos científicos.
III. permite estudar as religiões e os sem-religião, sem recair nos juízos de valores preconcebidos, que, muitas vezes, podem chegar à intolerância religiosa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.