Questões de Concursos: Profissional de Educação Física

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61 Q903332 | Educação Física, Ginástica Laboral, Profissional de Educação Física, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

“O trabalho é, dentro da história da humanidade, um elemento que se confunde com a própria vida” (ZAT, 2015)
Analise as afirmativas abaixo sobre a ginástica laboral.

1. Foi inserida nas empresas com o propósito de elevar os índices de produtividade e melhorar a saúde dos trabalhadores.
2. É caracterizada como uma prática involuntária e individual, sendo aplicada de maneira instrutiva e com enfoque curativo das doenças ocupacionais.
3. Deve ser aplicada exclusivamente no início da jornada laboral e ter duração de, no máximo, cinco minutos.
4. Pode beneficiar mudanças no estilo de vida dos trabalhadores.
5. Deve atender às reais necessidades dos trabalhadores com envolvimento, comprometimento, responsabilidade e ética.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

62 Q909864 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho passou a apresentar um novo código: 2241-40, Profissional de Educação Física na Saúde. Com essa inclusão, específica para atuação na Saúde, o Profissional de Educação Física passa a integrar, de forma mais clara e objetiva, as equipes dos Programas de Atenção Básica do SUS, bem como, possibilita a inclusão na Tabela de Prestação de Serviços do SUS. Com a inclusão da classificaçãonúmero 2241-40 – Profissional de Educação Física na Saúde, a descrição primária foi ampliada com a seguinte informação: “Estruturam e realizam ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e de lazer na prevenção primária, secundária e terciária no SUS e no setor privado”.
Com relação às competências descritas na Letra G do Código 2241-40, assinale a alternativa correta.

63 Q909868 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um incremento qualificador da Atenção Básica. De modo a romper com a visão fragmentada tradicional da atenção à saúde no Brasil, é uma estratégia política importante para ampliar a abrangência e a diversidade das ações da Equipe de Saúde da Família (ESF), bem como sua capacidade de resolução das situações diversas, pois dá oportunidade para a criação de espaços para a produção de novos saberes e discussão ampla do cuidado aos pacientes, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde.
Sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), avalie as asserções a seguir.

I. O profissional de Educação Física, ao compor a equipe do NASF, tem como atribuição capacitar os demais profissionais da equipe a prescreverem corretamente o exercício físico aos grupos de usuários.
II. As diretrizes do NASF preveem que os profissionais participem do apoio às equipes de saúde da família sob os eixos da responsabilização, da gestão compartilhada e do apoio à coordenação do cuidado.
III. O NASF é composto por áreas estratégicas, entre elas práticas corporais/atividades físicas; práticas integrativas e complementares.
IV. Uma das diretrizes para as práticas corporais/atividades físicas é desenvolver junto à equipe de Saúde da Família ações intersetoriais pautadas nas demandas da comunidade.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas a respeito de atividade física.

64 Q909855 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O futebol, no Brasil, está presente na formação de muitas crianças desde a mais tenra idade. Porém, a iniciação no esporte nem sempre acontece de forma estruturada, almejando resultados a longo prazo. Nesse quesito, tanto o acesso ao esporte quanto os métodos de ensino-aprendizagem, especificamente implementados na iniciação do futebol, parecemvariar. Na prática, o profissional de Educação Física precisa respaldar sua intervenção em teorias e métodos de ensino-aprendizagem que apresentem rigor científico, sempre adequando as características do público-alvo.
Ao elaborar o planejamento, um professor optou por um método que possui como intuito adequar, por meio de uma sequência de jogos, toda complexidade da prática esportiva (técnica, regras, conceitos táticos etc.), de maneira acessível à faixa etária e capacidade técnica do aluno iniciante.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que indica o método de ensino escolhido pelo professor.

65 Q909856 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A formação esportiva perpassa por fases de iniciação, desenvolvimento e especialização. A iniciação esportiva recebe um papel de destaque. É justamente nesse período da vida que as crianças tomam gosto pela modalidade esportiva e, quando orientadas por um profissional da área, podem ampliar não somente o arcabouço motor, mas também se beneficiar da formação moral e ética.
No entanto, a iniciação esportiva, quando não estruturada e orientada a partir das fases de desenvolvimento motor, pode desembocar em especialização precoce. A partir disso, o profissional de Educação Física precisa estar atento, por exemplo, à faixa etária, ciente que há fases da iniciação ao esporte (iniciação, 8 a 9 anos; aperfeiçoamento, 10 a 11 anos, e o treinamento, 12 a 13 anos).

RAMOS, Adailton Mendes; NEVES, Ricardo Lira Rezende. A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1786.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que apresenta a faixa etária em que é recomendado o desenvolvimento global das habilidades motoras que podem ser aplicadas em várias modalidades esportivas.

66 Q909860 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As capacidades motoras coordenativas consistem na capacidade de ordenar, organizar e harmonizar o gesto motor (PÖHLMANN, 1986). Em termos práticos, quanto mais complicado for o movimento a ser executado, mais a capacidade motora coordenativa será exigida para afinar tal gesto motor).

Weineck, J.: Fundamentos Gerais da Biologia do Esporte para Infância e Adolescência; Biologia do Esporte; São Paulo: Manole,1991. P. 247- 295.

Analise as sentenças a seguir, a respeito das capacidades motoras coordenativas.

I. A coordenação motora é uma capacidade física de executar movimentos, utilizando grandes ou pequenos grupamentos musculares, de forma eficiente e precisa.
II. O equilíbrio é a capacidade de manter ou retornar à estabilidade.
III. A cinestesia é a capacidade física que engloba a interação entre velocidade, duração, intensidade e coesão.
IV. O ritmo refere-se a um conjunto de sensações que permitem perceber o próprio corpo no espaço e seu movimento, abrangendo: imagem corporal, esquema corporal, espaço corporal e propriocepção.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.

67 Q909865 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Profissional de Educação Física pode atuar em diversas esferas da sociedade, como na esfera da saúde, da educação, dos esportes de rendimento, entre outras possibilidades, tendo em vista a formação ampla e reconhecida importância desse profissional.
Esse exercício profissional geralmente envolve algum público, o qual pode ser chamado de beneficiário, já que se beneficia das inúmeras vantagens que a prática de exercícios, com acompanhamento profissional, promove. Em razão dessa relação que o profissional tem, intervindo e interagindo na sociedade, é importante que ele conte não só com um corpo de conhecimentos técnico-científicos, que vão impactar na qualidade do serviço prestado, mas com valorosos preceitos éticos e morais, que vão orientar seu exercício profissional.
O Código de Ética Profissional do Sistema CONFEF/CREFs, é instrumento regulador do exercício da Profissão.
De acordo com o Código de Ética, são Responsabilidades e Deveres do profissional em Educação Física:

I. exercer a Profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza;
II. zelar pelo prestígio da profissão e pela dignidade Profissional;
III. sugerir o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural de Profissionais sob sua orientação;
IV. receber salários ou honorários pelo seu trabalho profissional;
V. portar e utilizar a Carteira de Identidade Profissional - CIP como documento identificador do pleno direito ao exercício profissional.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.

68 Q909859 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O ato de medir e estimar, a fim de antever resultados e possibilidades de rendimento, está inserido na rotina do profissional de Educação Física. A antropometria corresponde a uma gama de medidas realizadas no corpo humano, a fim de avaliar dimensões como peso corporal, circunferência abdominal, estatura, envergadura, entre outras.
A respeito das avaliações antropométricas, analise as afirmativas a seguir.

I. A estatura é uma medida de dimensão corporal, especificamente classificada enquanto uma medida antropométrica transversal, na qual é especificado em centímetros quanto um indivíduo mede do ponto mais elevado do crânio até os pés.
II. A envergadura é uma medida antropométrica transversal que consiste na avaliação em centímetros da máxima distância entre as extremidades dos dedos médios da mão esquerda e direita, com os ombros abduzidos a 90°, durante a medição.
III. O protocolo da medida da estatura envolve as seguintes recomendações ao avaliado: estar descalço, ou usando meias finas, e com a parte posterior do corpo recostada na régua do estadiômetro. Calcanhares unidos e tocando o estadiômetro, ombros relaxados e a cabeça do avaliado deverá estar posicionada no plano de Frankfurt, permitindo assim averiguar a estatura em centímetros.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.

69 Q909861 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Ao longo da história da periodização do treinamento físico, é possível perceber que muitos conceitos foram propostos e testados, sem que nenhum fosse invalidado em sua totalidade. A partir de uma hipótese proposta, essa hipótese deve ser testada e depois uma nova hipótese deve ser reformulada, confirmando ou refutando o conhecimento há pouco adquirido, e assim por diante. Após muitas experiências e testagens, é possível afirmar que os princípios do treinamento físico são determinantes para as respostas agudas e crônicas frente ao treinamento físico, isto é, determinam os resultados esperados da elaboração de um treinamento, sejam eles ligados a saúde ou performance.
O princípio da _______________ impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

70 Q909862 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Dentre as aptidões físicas que podem ser avaliadas, a força muscular tem um papel de destaque no âmbito da prescrição de um treinamento físico. Existem diferentes tipos de testes para a avaliação da força: os testes isométricos e os dinâmicos, que, por sua vez, podem ser isocinéticos ou isoinerciais. A escolha da forma de avaliação deve levar em consideração fatores como tecnologia disponível, número de pessoas a serem avaliadas e tempo disponível para cada avaliação e, sobretudo, a forma de manifestação de força a ser avaliada. Em algumas modalidades esportivas como o judô, a força de preensão manual é um dos fatores preponderantes para seu sucesso.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que indica o instrumento adequado para avaliação da força de preensão manual.
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