Questões de Concursos: Profissional de Nível Superior IV

Prepare-se para a prova com questões de Profissional de Nível Superior IV de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q482052 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Assinale a opção que contenha apenas medidas de dispersão de uma distribuição de freqüência:

12 Q483344 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

O meridiano central de cada fuso do sistema de coordenadas UTM

13 Q714666 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais são categorias muito presentes hoje nos discursos de antropólogos, biólogos, engenheiros florestais e de outros profissionais da área socioambiental. A categoria “populações tradicionais” abrange um grupo social muito amplo e que vem ganhando cada vez mais expressão em políticas públicas de conservação ambiental, incluindo seringueiros, castanheiros, babaçueiros, caiçaras, pescadores artesanais. Entretanto, há um aspecto importante que distingue esta categoria das categorias de quilombolas e povos indígenas:

14 Q714519 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Em dezembro de 2002, foi conferido o titulo de Patrimônio Cultural do Brasil à arte kusiwa – pintura corporal e arte gráfica wajãpi –, o primeiro bem cultural indígena registrado no Livro dos Saberes do patrimônio imaterial. De acordo com o Decreto 3551 de 4 de agosto de 2000 que institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro, a arte kusiwa mereceu esta distinção por

15 Q484369 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Quanto à análise topológica, em GIS, é correto afirmar que:

16 Q483854 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Em análise de correlação é apropriado considerar a relação como linear

17 Q482887 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

A resolução radiométrica

18 Q816331 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

O Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) propõe basicamente a transformação de dois grandes eixos na educação/atendimento de crianças e adolescentes: medidas protetivas e medidas socioeducativas.

I. As medidas protetivas visam dar correção de trajetória de vida, priorizando aquisição de direitos básicos que foram violados.

II. As medidas socioeducativas proporcionam ao adolescente possibilidade de reorganizar sua vida, após ato infracional, numa dinâmica educativa.

III. As medidas protetivas são realizadas em grande parte pelos conselhos tutelares.

IV. As medidas socioeducativas comportam, se necessário, privação de liberdade ou outras formas de cerceamento.

V. As medidas protetivas só envolvem os sujeitos que cometeram atos infratores.

Estão corretas as idéias apresentadas nas afirmativas:

19 Q714517 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Luiz Roberto Cardoso de Oliveira, quando presidente da Associação Brasileira de Antropólogos – ABA – escreveu uma nota em maio de 2008, onde se posicionava com relação ao conflito instaurado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Segundo ele, ter-se-ia desencadeado uma inesperada avalanche de declarações anti-indígenas no país que se faziam valer de argumentos centrados na idéia de que os indígenas estariam sendo privilegiados e de que as políticas indigenistas poderiam estar representando ameaças à segurança nacional. Segundo Oliveira, “uma verdadeira onda de desinformação se alastra pelos canais de comunicação, criando na opinião pública a impressão de que tudo se resume a um conflito de opiniões”. De acordo com a nota da ABA, o Governo, através do Decreto Presidencial de 2005, oficializou a demarcação continuada da Terra Indígena Raposa Serra do Sol depois que os interesses e argumentos dos arrozeiros e do governo de Roraima foram ouvidos e examinados, tanto no processo administrativo, quanto em múltiplas ações judiciais, cumprindo minuciosamente uma importante fase do processo. A nota da ABA está se referindo neste caso a fase do(a):

20 Q814677 | Legislação Federal, Lei n 4771 1965 Código Florestal, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

De acordo com o Art. 3º da LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965, é incorreto considerar como área de preservação permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.