Questões de Concursos: Promotor de Justiça Vespertina

Prepare-se para a prova com questões de Promotor de Justiça Vespertina de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q702808 | Português, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Texto associado.
Excerto 4 
“[...] À chegada dos portugueses, entre 1 e 6 milhões de indígenas povoavam o território (brasileiro), falando cerca de 300 línguas diferentes, de que sobreviveram hoje cerca de 160. Essas línguas compreendem dois grandes troncos, o tronco macrotupi e o tronco macro-jê, cada qual com suas famílias, línguas e dialetos, além de 20 línguas isoladas, não classificadas em tronco. [...] A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram-nos a praticar duas línguas gerais: a língua geral paulista e a língua geral amazônica, também chamada nheengatu. 
[...]” CASTILHO, Ataliba T. de e ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. p. 442-443 [adaptado] 
Segundo a norma ortográfica, as palavras além e também recebem acento gráfico agudo, pois devem ser acentuadas todas as oxítonas, com mais de uma sílaba, terminadas em ditongo nasal grafado –EM ou –ENS (exceto alguns verbos). 

62 Q700742 | Português, Sintaxe, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Texto associado.
Excerto 4
 “[...] À chegada dos portugueses, entre 1 e 6 milhões de indígenas povoavam o território (brasileiro), falando cerca de 300 línguas diferentes, de que sobreviveram hoje cerca de 160. Essas línguas compreendem dois grandes troncos, o tronco macrotupi e o tronco macrojê, cada qual com suas famílias, línguas e dialetos, além de 20 línguas isoladas, não classificadas em tronco. [...] A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram-nos a praticar duas línguas gerais: a língua geral paulista e a língua geral amazônica, também chamada nheengatu. [...]” CASTILHO, Ataliba T. de e ELIAS, Vanda Maria.
Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. p. 442- 443 [adaptado]
 O verbo sobreviveram concorda com indígenas, por isso está na terceira pessoa do plural. 

63 Q702626 | Português, Pontuação, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Texto associado.
Considere as orações em (b) para responder a questão.
(b) Todos os residentes da rua principal fizeram um protesto contra a falta de segurança à noite. Protestaram, ainda, contra o aumento do IPTU. 
O uso de vírgulas antes e depois de ainda justifica-se pelo fato de esse termo ter função explicativa na oração.

64 Q704204 | Legislação Estadual, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Na implementação da Política Estadual do Idoso (SC) são competências dos órgãos e entidades públicas, entre outras, incluir nos currículos das Academias de Polícia Civil e Militar conteúdos voltados aos direitos e necessidades do idoso. 

65 Q701860 | Redação Oficial, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Texto associado.
Excerto 3 
Encaminho para Vossa Senhoria os documentos solicitados anexos. Att. fulano de tal O uso da palavra anexos está de acordo com a norma padrão escrita por ser um adjetivo e, nesse caso, deve sempre concordar com o substantivo. 
A saudação final Att. é inadequada já que não se trata da abreviatura de:

66 Q703630 | Legislação Estadual, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Não é possível se exigir do Ministério Público o adiantamento dos honorários periciais em ação civil pública. Contudo, é possível seu custeio com recursos do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, por força do comando normativo do art. 6º da Lei Estadual n. 15.694/2011, desde que exaurida a possibilidade de execução da perícia pelos órgãos oficiais do Estado.

67 Q702098 | Legislação Estadual, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Nos termos do Decreto Estadual n. 1.168/2017, a regulação do acesso à assistência hospitalar (listas de espera por cirurgias eletivas) será realizada no SISREG a partir das vagas disponíveis no sistema, mediante agendamento automático (ordem cronológica do pedido) ou agendamento manual do médico regulador, que avalia a classificação de risco com base em protocolos clínicos de acesso das especialidades. 

68 Q701240 | Legislação Federal, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

A torcida organizada só responde civilmente de forma subjetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.

69 Q702316 | Legislação Estadual, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Todas as crianças recém-nascidas com Síndrome de Down no Estado de Santa Catarina devem ser submetidas ao exame de eletrocardiograma, nos termos da Lei Estadual n. 17.292/2017.

70 Q704250 | Português, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC

Texto associado.
Considere as duas orações em (a) e (b) para responder a Questão.
(a) Você chegou atrasado e gostaria de saber o porquê.
(b) Você chegou atrasado e gostaria de saber por que.
Na oração em (a), o uso de porquê (substantivo) está correto.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.