Questões de Concursos: Psicopedagogo

Prepare-se para a prova com questões de Psicopedagogo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q325622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.

( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.

( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.

( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.

( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.

A sequência está correta em

12 Q28702 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Diferentemente de Piaget, que supõe ________ como um princípio básico para explicar ________, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos __________ (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos ________.

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

13 Q322979 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

De acordo com a teoria de aprendizagem, segundo Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

IV. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

V. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real e aquilo que o sujeito possui, potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Estão corretas apenas as afirmativas

14 Q28691 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”. 

Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:

15 Q320171 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

16 Q28694 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

A Educação de Jovens e Adultos tem por finalidade propiciar a todos a atualização de conhecimentos. Sua função é:

17 Q28698 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

O desenvolvimento e o crescimento do ser humano começam no momento da fecundação. É a partir desse momento que a hereditariedade começa a exercer sua influência, pois ela significa a transmissão das características da espécie e, em particular de certas características individuais dos pais aos filhos.

No entanto o indivíduo, ao nascer, não tem ainda condições de ter suas células nervosas em funcionamento e necessitará dos dois processos a seguir para que isso ocorra: 

18 Q326437 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.

19 Q325617 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.