Questões de Concursos: Psicopedagogo

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21 Q320520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:

22 Q319195 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Quanto à Educação Especial é correto afirmar:

I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.

IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.

O correto está em:

23 Q319753 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:

24 Q28695 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

São práticas que podem ser desenvolvidas para a construção de uma escola pluralista, autônoma e competente, que articule a diversidade cultural dos alunos com seus próprios itinerários educativos, EXCETO:

25 Q320060 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?

26 Q322318 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):

27 Q322463 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

O método clínico de Piaget é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Acerca desse método, analise os pressupostos.

I. A intervenção assistemática do experimentador ocorre como reação às ações ou respostas do sujeito e sempre é guiada pela tentativa de descobrir o significado de suas ações ou explicações.

II. O experimentador busca esclarecer qual é o sentido dos termos utilizados pela criança dentro da estrutura mental deste sujeito.

III. O experimentador formula hipóteses acerca da explicação dada pelo sujeito, de suas razões e de seu sentido, modificando-as ao mesmo tempo.

IV. O experimentador sempre mantém suas perguntas ou a situação experimental em função da conduta ou das respostas do sujeito.

V. São algumas das provas piagetianas: conservação do sólido, conservação do líquido e conservação numérica.

Estão corretas apenas as afirmativas

28 Q319942 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Pode-se descrever a hipoacomodação como:

29 Q325768 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.

1. Esquema.

2. Assimilação.

3. Acomodação.

4. Equilibração.

( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.

( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

 A sequência está correta em

30 Q854112 | Direito Constitucional, Administração Pública ? Disposições Gerais e Servidores Públicos, Psicopedagogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, desassociado do seu poder ou grau de intervenção no usufruto de espaços ou na sua posição em poder nele intervir ou transformá-lo.

II. É vedado ao servidor público comunicar aos seus superiores qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, aos objetivos da instituição onde atua, à ética da sua profissão ou à legislação vigente.

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