Questões de Concursos: Psicopedagogo

Prepare-se para a prova com questões de Psicopedagogo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q847947 | Técnicas de Vendas e Negociação, Qualidade no Atendimento ao Público, Psicopedagogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No atendimento telefônico, o servidor deve atender rapidamente a chamada, sem deixar o usuário dos serviços esperando desnecessariamente.

II. O servidor público deve sempre privilegiar o uso de gírias ao realizar o atendimento do usuário dos serviços, pois esse uso pode tornar a fala mais fácil e compreensível.

Marque a alternativa CORRETA:

32 Q849935 | Técnicas de Vendas e Negociação, Técnicas de Vendas, Psicopedagogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Conhecer o que o usuário deseja é um importante passo para se alcançar um nível superior de satisfação do mesmo com os serviços públicos.

II. Cumprimentar o usuário dos serviços, usando frases como “Bom dia” ou “Como vai?”, demonstra acolhimento e educação ao realizar o atendimento.

Marque a alternativa CORRETA:

33 Q320364 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:

34 Q856667 | Português, Morfologia Pronomes, Psicopedagogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É impossível, para mim, realizar este trabalho”.

II. Os pronomes interrogativos, indefinidos e os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso, ou se relacionar com elas, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.

Marque a alternativa CORRETA:

37 Q328953 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Tanto a teoria psicogenética de Piaget quanto a teoria sociohistórica de Vygotsky repercutem no contexto educacional, tendo como elemento cêntrico a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental. As duas teorias descrevem a criança como um ser ativo e atento, habilitada para constantemente gerar novas hipóteses sobre o seu entorno. Entretanto, existem diferenças entre elas. Acerca dessas teorias, assinale a afirmativa que trata de Vygotsky.

38 Q326195 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente linguísticos da psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código da escrita, percorrendo um caminho que pode ser representado em quatro níveis: pré?silábico, silábico, silábico?alfabético e alfabético. Essa construção demonstra que a pesquisa segue uma linha regular e organizada em períodos. Sobre este pressuposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

39 Q326433 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir.

“_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.”

“_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.”

“_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.”

 “_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

40 Q323895 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Analise os fragmentos correlatos.

I. “(...) O fracasso escolar aparece, hoje, entre os problemas de nosso sistema educacional como um dos assuntos mais estudados e discutidos. Porém, ao invés de buscar meios para se livrar de tais fracassos e buscar soluções imediatas para elevar o nível de conhecimento e de autoestima dessas crianças ditas fracassadas, o que ocorre muitas vezes é a busca pelos responsáveis por tal fracasso.”

ASSIM

II. “A ideologia do dom argumenta que a escola oferece igualdade de oportunidades para todos, mas que o sucesso e o fracasso correm por conta dos talentos de cada aluno.”

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.