Questões de Concursos: Publicitário

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31 Q691740 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

Qual das alternativas abaixo está relacionada com a propaganda de um ideia/produto e não com a promoção publicitária da mesma?

32 Q690059 | Português, Publicitário, UFMA, UFMA

De acordo com o texto, determine a razão principal para o movimento antivacina estar na lista de problemas graves da Organização Mundial da Saúde.

33 Q686364 | Português, Publicitário, UFMA, UFMA

Texto associado.
Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal Intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Com base no texto, o movimento antivacina é caracterizado por ser:

34 Q681908 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

“Forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando à disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta.” Esta assertiva se refere a:

35 Q682234 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC

Alguns exemplos de tipos sem serifa estão abaixo relacionados, EXCETO:

36 Q691183 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

No livro “História das teorias da comunicação”, Armand e Michèle Mattelart (2003) afirmam que a “primeira teoria a analisar o impacto da propaganda” é a seguinte corrente teórica da comunicação:

37 Q692993 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

Qual corrente/escola artística utilizou a estética publicitária, para, por vezes, fazer a crítica aos valores próprios à vida capitalista e de consumo?

38 Q682524 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Código e Anexos), CONAR, dispõe, em sua seção 3, Artigo 23, que: “Os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade”. Esse princípio diz respeito a qual valor do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária?

39 Q681444 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

Jakobson nomeou as funções da linguagem de (1) Referencial, (2) Emotiva, (3) Conativa, (4) Metalinguística, (5) Fática e (6) Poética. Qual delas é a função por vocação da publicidade?

40 Q689677 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

“Depoimento, endosso ou atestado através do qual pessoa ou entidade diferente do Anunciante exprime opinião, ou reflete observação e experiência própria a respeito de um produto/serviço.” De acordo com esta definição, do que estamos falando?
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