Questões de Concursos: QOBM Complementar ÁreaEnfermagem

Prepare-se para a prova com questões de QOBM Complementar ÁreaEnfermagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q367082 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

Na suspeita de reação anafilática, imediatamente deve ser administrada epinefrina, independentemente do tipo de unidade de saúde em que o paciente esteja, e, logo a seguir, deve-se manter a via aérea desobstruída e providenciar a remoção do paciente para uma unidade de urgência.

23 Q367487 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à ética no exercício profissional de enfermagem.

A preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral deve ser um direito garantido a todos os usuários do SUS e um comprometimento ético do enfermeiro em seu exercício profissional.

24 Q366578 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.

Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.

Considerando-se que o antibiótico prescrito esteja sob a forma de solução para infusão na concentração de 0,2%, em frascos de 100 mL, devendo ser infundido, sob essa concentração, em 60 minutos, e que existam, no setor, equipos para infusão com fator de gotejamento de 20 gotas/mL, então, para uma infusão correta do medicamento, deverão ser administrados dois frascos do antibiótico, ambos na velocidade de infusão de 66 gotas por minuto.

25 Q368271 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao cuidado de pacientes com diabetes melito.

Indivíduos com tolerância à glicose diminuída, incluindo-se mulheres que tiveram diabetes gestacional, passam a ser classificados como portadores de diabetes do tipo 1 e raramente conseguem reverter esse quadro com medidas preventivas de mudança de estilo de vida.

26 Q367482 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

As novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar ratificam a seguinte ordem obrigatória da sequência de manobras: abertura das vias aéreas superiores, ventilação boca a boca e compressões torácicas.

27 Q362947 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) engloba políticas públicas de saúde expressas em ações e programas que devem ser norteados por sua legislação básica, julgue os itens subsequentes.

Descentralização e comando único no SUS significam que os municípios são os principais executores das ações e serviços de saúde, enquanto o Ministério da Saúde, órgão de gestão nacional do sistema de saúde, possui comando único sobre os estados e municípios.

28 Q359087 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que as infecções hospitalares estão entre as maiores causas de morte em hospitais brasileiros e são responsáveis também pelo aumento da taxa de morbidade, dos custos e do tempo de internação, julgue os próximos itens.

Os membros da comissão de controle de infecção hospitalar são de dois tipos: consultores e executores. Os membros executores devem, todos, ser enfermeiros encarregados da execução programada de controle de infecção hospitalar.

29 Q362828 | Enfermagem, Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a atuação do enfermeiro na comunidade e na família deve balizar-se pelos princípios da vigilância em saúde, que possui como foco a vigilância epidemiológica e a saúde do trabalhador, julgue os itens que se seguem.

As atividades voltadas à saúde do trabalhador utilizam-se das ações de vigilância sanitária e de vigilância epidemiológica para desenvolver atividades de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores, e de tratamento e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a doenças e agravos relacionados ao ambiente do trabalho.

30 Q362976 | Enfermagem, Saúde da Mulher, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com referência às medidas a serem tomadas na assistência de enfermagem a gestantes do grupo de alto risco, julgue os itens de 100 a 103.

Durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro deve proceder a uma entrevista completa, buscando colher o maior número de dados possível a respeito do estado de saúde da gestante, bem como realizar exame físico geral e ginecoobstétrico das gestantes atendidas, a fim de detectar possíveis fatores de risco gestacional no decorrer da assistência prénatal.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.