Questões de Concursos: Química

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Química. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q949628 | Química, Cadeias Carbônicas Características e Classificações do Átomo do Carbono, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

– Considere a afirmação: “Um dos processos de estabilização de um núcleo com excesso de energia é o da emissão de um grupo de partículas positivas, constituídas por dois prótons e dois nêutrons, e da energia a elas associada.”
Tal afirmação é referente a:

12 Q943013 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as moléculas a seguir.
H2 HF NaF CO2
Com base nos conhecimentos sobre ligações químicas e suas propriedades, considere as afirmativas a seguir.
I. A molécula de NaF apresenta ligação iônica. II. A molécula do CO2 apresenta ligação covalente apolar. III. As moléculas HF e NaF apresentam o mesmo tipo de ligação em sua estrutura. IV. A ligação covalente no H2 é polar.
Assinale a alternativa correta.

13 Q949443 | Química, Principais Funções Orgânicas Hidrocarbonetos Alcano, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Grupo funcional é um átomo ou grupo de átomos, carregado ou não, que atribui a um composto determinadas características. Compostos com características semelhantes são agrupados, permitindo generalizações quanto ao comportamento químico. As questões a seguir são afirmativas corretas relacionadas à teoria sobre o comportamento químico de substâncias, exceto:

14 Q679415 | Química, Sistemas Gasosos, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
Comparando-se a estrutura atômica, propriedades físicas e químicas do carbono-12 e do carbono-14, pode-se afirmar:

15 Q949623 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

No experimento de Ernest Rutherford, uma fina lâmina de ouro foi bombardeada com partículas alfa provenientes do elemento polônio. Esta experiência revelou que a maioria das partículas atravessavam a lâmina, enquanto algumas sofriam desvios significativos em sua trajetória ou até mesmo eram totalmente repelidas. A conclusão a que Rutherford chegou foi que:

16 Q943014 | Química, Soluções características, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

O carbonato de sódio (Na2CO3) tem várias utilidades. É usado no controle do pH da água, em sínteses químicas, como aditivo alimentar e, entre outras, na produção de vidro. Em um experimento, 100 mL de uma solução de carbonato de sódio foram neutralizados com 150 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCℓ) 0,20 mol/L.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concentração da solução de carbonato de sódio.

17 Q943020 | Química, Principais Funções Orgânicas Hidrocarbonetos Alcano, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere os compostos orgânicos a seguir.
I. 2-metil-pentano. II. Propano. III. Butano. IV. Cloroetano.
Sobre esses compostos, assinale a alternativa correta.

18 Q949448 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Nitrogenadas Amina, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A sociedade moderna não consegue mais viver sem os materiais produzidos a partir dos polímeros (do grego poli, muitas, meros, partes). Um polímero é uma macromolécula natural ou preparada artificialmente, formada por unidades estruturais que se repetem, os monômeros. Polímeros são empregados na fabricação de embalagens para bebidas, brinquedos, tubos e conexões para água, entre muitos outros. Entretanto, seu descarte inapropriado tem provocado problemas ambientais. Analise as questões seguintes, relacionadas aos polímeros.
I. Polímeros de eliminação são materiais obtidos a partir da reação entre monômeros iguais ou diferentes, com a liberação de substâncias mais simples, tais como a água, cloreto de hidrogênio, entre outros, com exceção do poliuretano.
II. O cloroeteno, obtido através da adição parcial de cloreto de hidrogênio ao etino, é a unidade básica (monômero) do policloreto de vinila ou PVC.
III. A borracha natural, um elastômero, polímero de alta elasticidade e fórmula (C5H8)n, é formada a partir do metilbut-1,3- dieno (isopreno). Também pode ser extraída da seringueira, Hevea brasiliensis.
IV. Vulcanização é o nome que se dá ao processo de modificação da borracha com enxofre para acentuar determinadas propriedades como aumento de elasticidade e resistência a altas e baixas temperaturas.
V. Copolímeros são obtidos através da reação de condensação de dois ou mais monômeros iguais, na presença de um catalisador, formando um polímero de estrutura ramificada.
É correto o que se afirma em

19 Q899216 | Química, Transformações Químicas: elementos químicos, Química, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Em um laboratório foram feitas cinco experiências para a reação do brometo de t-butila (CH3)3CBr com o íon hidróxido, a 55oC. Os dados das cinco experiências foram coletados. De acordo com as experiências 1, 2 e 3, em cada uma delas a concentração de OH é a mesma e a concentração de (CH3)3CBr é variada. Quando a concentração de (CH3)3CBr é dobrada, a velocidade dobra e quando a concentração de (CH3)3CBr é triplicada, a velocidade triplica. Nas experiências 1, 4 e 5, a concentração de (CH3)3CBr é a mesma e a variação da concentração de OH não provoca nenhum efeito sobre a velocidade.

(CH3)3CBr + OH → (CH3)3COH + Br

Considerando os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação é:

20 Q949624 | Química, Transformações Químicas, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A soda cáustica (NaOH) comercial é preparada a partir da reação entre carbonato de sódio e hidróxido de cálcio. Utilizando-se 318g de carbonato e admitindo-se que a reação é completa, a massa de soda produzida será: (Dados: Na=23; O=16; Ca=40; H=1; C=12)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.