Questões de Concursos: Recursos Humanos Comunicação

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11 Q910511 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Em 2005, é difícil de acreditar que todo e qualquer repórter não carregue, além da caneta e do bloco de papel, uma câmera de vídeo. Que todo e qualquer telejornalista – pelo menos o enorme número de recém-formados – não seja capaz de captar imagens adequadamente. E que o videojornalista – a “equipe” de uma só pessoa – ainda seja visto, com frequência, como uma alternativa barata e de qualidade duvidosa. Constata-se facilmente que o videojornalismo, ou videorreportagem, ainda está longe de ser um modo de produção bem aceito pelas maiores empresas de comunicação do país.

NACHBIN, 2005.


Em menos de 20 anos, a formação e o cotidiano dos jornalistas se alteraram significativamente. Mas, o vídeo-jornalismo não é novidade. A TV Gazeta, de São Paulo, já o experimentava no fim da década de 1980.

A época, quem o praticava era chamado de

12 Q910514 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com as orientações publicadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para uma linguagem não sexista, devem ser tomadas as providências apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

13 Q910522 | Relações Públicas, Cerimonial, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Segundo as normas do cerimonial público, nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos

14 Q910500 | Marketing, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com o composto de comunicação integrada, que contempla a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação institucional, cabe à comunicação

15 Q910510 | Jornalismo, Radiojornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A chegada do rádio no ambiente on-line e a incorporação das tecnologias de informação e comunicação na relação entre o meio e sua audiência, favoreceu o surgimento de novos modos de o ouvinte se manifestar e até interferir na programação radiofônica.

Relacione os cinco tipos de interatividade, listados a seguir, às respectivas definições.

1. Dialógica Simples 2. Dialógica Ampliada 3. Dialógica Imediata 4. Reacional Simples 5. Reacional Ampliada

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública com interferência ao vivo na programação sonora.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dá de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

Assinale a opção que apresenta a relação correta.

16 Q910512 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

“A ação da inteligência artificial em processos jornalísticos pode, potencialmente, levar à produção de notícias falsas e ao desencadeamento de ciclos de desinformação. Ao mesmo tempo, a ação de sistemas automatizados, em especial aqueles baseados em _____, podem atuar como detectores de fake news em tempo real. O ponto central estaria no design “honesto” de um sistema de inteligência artificial que fosse capaz de _____ a agenda de desinformação e a manipulação da opinião coletiva, já que a circulação de dados na rede é _____ e, na maioria das vezes, pouco controlada. A ação de sistemas inteligentes para a geração de desinformação implica num(a) _____ da mídia como instituição representativa da sociedade. Narrativas jornalísticas construídas por meio de sistemas inteligentes podem mimetizar e assumir características de inferências e percepções humanas, ampliando o caráter _____ de informações falsas”.

SAAD e SANTOS, 2023, adaptado.




Assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do texto.

17 Q910515 | Jornalismo, Jornalismo Científico, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Sobre os conceitos de divulgação científica e jornalismo científico, leia o texto a seguir.

A divulgação científica é mais _____ que o jornalismo científico, pois ela não depende deste e não mantém um compromisso direto com o jornalismo, podendo atuar com seu público através de outras formas de transmissão de conhecimento. Para BUENO (2010), “a divulgação científica cumpre função primordial: _____ o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica”. Já o jornalismo científico seria, para o mesmo autor, “o processo de difusão de informações de ciência e tecnologia pela mídia, que obedece aos atributos do (a) _____”. Ele atua especialmente através da imprensa, dando movimento ao processo de circulação de informações em C&T e agindo, inclusive, como mediador entre os (as) _____ e o público receptor. O jornalismo científico estaria, portanto, contido na divulgação, fazendo parte dela como uma de suas modalidades e sendo operado por profissionais que dominam os processos e os atributos comuns da profissão de _____.

QUEIROZ e BECKER, 2016, adaptado.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do texto.

18 Q910516 | Jornalismo, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Manter os stakeholders informados por todos os meios, incluindo mídias sociais, praticamente real time, não é uma alternativa de comunicação ou uma meta para ser alcançada a longo prazo. Transformou-se num padrão das empresas que desejam e precisam estar atualizadas.

João Forni (2020)

Sendo assim, frente a uma situação de crise de imagem e reputação, a empresa deve

19 Q910517 | Jornalismo, Produção e Produto Multimídia, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A página ABCDEnergia é uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Energética – EPE para disseminar o conhecimento e estimular o uso consciente de energia. Ela usa os podcasts para apresentar conceitos sobre energia de forma lúdica e acessível e já disponibilizou episódios organizados em duas séries, chamadas

20 Q910520 | Relações Públicas, Código de Ética de Relações Públicas, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com o Código de Ética, assinale a opção que apresenta o procedimento permitido ao profissional de Relações Públicas.
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