Questões de Concursos Públicos: Residência Multiprofissional Odontologia

Encontre aqui questões Residência Multiprofissional Odontologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Julgue o item subsequente, relativos à dor orofacial, de importante diagnóstico e tratamento na odontologia.

A dor e a sensibilidade a palpação causadas pela disfunção temporomandibular podem ser aliviadas mediante o tratamento alternativo da musculatura mastigatória com o uso da toxina botulínica, o que diminui os efeitos dos músculos hiperfuncionais ou espásticos.

Uma mulher de 70 anos de idade, portadora de hipertensão e diabetes melito tipo 2 compensada, foi diagnosticada com xerostomia após análise de fluxo salivar.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
A administração de pilocarpina, alcaloide agonista colinérgico, apresenta-se como opção terapêutica a esse perfil de pacientes, devendo-se ter cautela na sua aplicação, devido aos efeitos colaterais para portadores de alterações cardiovasculares.
Paciente do sexo feminino, com 16 anos de idade, compareceu a atendimento odontológico na unidade básica de saúde com significativa perda dentária. Ao exame físico, observou-se a presença de apenas 13 dentes permanentes e doença periodontal avançada. A radiografia panorâmica confirmou as perdas dentárias além da existência de terceiros molares inclusos. A condição bucal verificada associada às condições sistêmicas indicaram o diagnóstico de síndrome de Papillon-Lefèvre.
Considerando as informações desse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.
A existência de uma microbiota distinta da frequentemente encontrada na doença periodontal crônica de pacientes não sindrômicos figura como barreira complementar na aplicação de uma prática terapêutica clínica satisfatória.

A terapêutica medicamentosa em gestantes e durante a amamentação é de extrema importância por ter extensão no desenvolvimento fetal e da criança. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Devido ao risco de metemoglubinemia (impossibilidade da hemoglobina de carrear o oxigênio adequadamente), não se deve utilizar mepivacaína em grávidas, por sua metabolização hepática.

A pandemia ocasionada pela covid-19 vem impondo uma modificação importante na atuação dos profissionais de saúde nos ambientes ambulatoriais. A odontologia, em especial, requer maior rigor nos procedimentos de biossegurança, com vistas à redução da possibilidade de contágio entre os atores envolvidos nos procedimentos de intervenção. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.

Além da formação de aerossol, o elevado grau de contaminação na manipulação bucal do paciente se deve à presença de receptores ACE2 nas glândulas salivares e superfície lingual, os quais se fixam diretamente na superfície do coronavírus.

A diabetes melito acomete considerável parte da população, o que representa um problema de saúde pública. Com repercussões sistêmicas e sociais, o manejo adequado e multidisciplinar do paciente diabético deve ser priorizado. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A diabetes gestacional e em crianças com taxas descompensadas pode gerar alteração da formação do esmalte dentário.

Em relação às ações dos músculos da mastigação e deglutição, julgue o item subsequente.

A fase involuntária da deglutição decorre da contração dos músculos supra-hioideos associada ao relaxamento dos músculos infra-hioideos e à contração dos músculos da mastigação responsáveis pela estabilização da mandíbula.

Julgue o item a seguir, acerca da técnica cirúrgica que consiste na movimentação cirúrgica de um dente submetido a uma avulsão do seu local de origem e implantado em outro alvéolo.

Nos casos de transplantes de dentes com ápices completamente formados, a reconexão da polpa dentária e dos nervos é favorecida, porque os fluidos do sítio receptor permeiam a intimidade dos tecidos maduros por capilaridade e umidificação, em função de sua maior densidade estrutural, especialmente fibrosa.

Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência para o tratamento de infecções bucais com abscesso apical crônico no dente 46.
Considerando esse caso clínico e sabendo que tais condições do sistema imunológico são determinantes para o agravamento desse perfil de lesões, julgue o item a seguir.
Um dos mecanismos de reabsorção óssea verificada no sítio infeccioso se deve a mediadores químicos envolvidos principalmente na regulação da osteoclastoge?nese como ligante do ativador do receptor RANKL, o fator estimulador de colo?nias de macrófagos e a osteoprotegerina.
Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência para o tratamento de infecções bucais com abscesso apical crônico no dente 46.
Considerando esse caso clínico e sabendo que tais condições do sistema imunológico são determinantes para o agravamento desse perfil de lesões, julgue o item a seguir.
O déficit existente na concentração de imunoglobulina A promove significativo aumento nos índices de biofilme bacteriano na lesão, pois esse anticorpo encontra-se fortemente relacionado à opsonização e formação dos complexos imunes.