Questões de Concursos: Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q903057 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Considerando essa concepção, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma prática de avaliação alinhada a esse conceito?

12 Q903061 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O conceito de professor crítico-reflexivo é primordial na educação contemporânea, destacando-se pela capacidade de analisar e aprimorar sua prática pedagógica. Qual afirmação apresenta a prática característica de um professor crítico-reflexivo?

13 Q903062 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, o programa baseia-se em diretrizes pedagógicas específicas e na mobilização de recursos que assegurem a efetividade do processo de alfabetização. Duas estratégias fundamentais do PAIC são a _________, que visa o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, e a _________, que visa a promoção de um ambiente alfabetizador nas escolas, garantindo o acesso a materiais didáticos de qualidade.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

14 Q903063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma abordagem pedagógica que integra a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Essas práticas pedagógicas visam tornar o aprendizado mais significativo, conectando os saberes escolares à realidade dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. No entanto, aplicar essas estratégias de forma eficaz exige uma compreensão clara de como elas se interrelacionam e como podem ser implementadas na prática educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre a construção do conhecimento com foco na transposição didática, na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos.

I. A transposição didática refere-se ao processo de adaptação dos saberes científicos para um formato acessível aos alunos, sem comprometer a complexidade dos conceitos.

II. A interdisciplinaridade no ensino permite que diferentes disciplinas sejam ensinadas de forma isolada, cada uma focando exclusivamente em seus próprios conteúdos, garantindo a profundidade do conhecimento.

III. A contextualização dos conteúdos envolve a ligação dos conceitos escolares com a realidade dos alunos, promovendo um aprendizado que faz sentido no contexto social e cultural em que eles vivem.

IV. A transposição didática deve simplificar os conteúdos ao máximo, para garantir que todos os alunos possam entender, mesmo que isso signifique omitir partes essenciais do conhecimento.

V. A aplicação de uma abordagem interdisciplinar favorece a construção de um conhecimento mais integrado, em que as conexões entre diferentes áreas do saber são exploradas e valorizadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

15 Q903064 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As relações humanas na escola e na família desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Qual prática eficaz para promover relações saudáveis entre escola e família no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental?

16 Q903066 | Pedagogia, Ética Profissional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A ética profissional é um pilar fundamental na atuação dos educadores, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assinale uma conduta ética por parte do professor no ambiente escolar.

17 Q903068 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O planejamento participativo no contexto educacional é um processo dinâmico que envolve a sequência de ações, reflexões e novas ações, permitindo que os professores e a comunidade escolar colaborem na construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas. Relacione a Coluna A (Etapas do Planejamento Participativo) com a Coluna B (Descrições).

COLUNA A
I. Ação. II. Reflexão. III. Nova Ação.

COLUNA B
( ) Revisão e adaptação das práticas pedagógicas com base nas análises realizadas, promovendo melhorias contínuas no processo de ensino-aprendizagem.

( ) Implementação das atividades planejadas em sala de aula, envolvendo os alunos e a comunidade escolar nas práticas educativas.

( ) Análise crítica das atividades realizadas, considerando os resultados obtidos e identificando os pontos fortes e as áreas que precisam de aprimoramento.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

18 Q903052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, a escolha de metodologias e recursos didáticos é fundamental para promover o engajamento dos alunos e facilitar a aprendizagem. Qual afirmação apresenta uma abordagem metodológica que pode ser considerada mais eficaz para essa fase de ensino?

19 Q903055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A integração de linguagem, movimento, arte e brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Considerando a importância desses elementos no processo de aprendizagem, qual das afirmações a seguir está CORRETA?

20 Q903058 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as finalidades e os objetivos do PAIC, podemos concluir que o programa
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.