Questões de Concursos: Saúde da Família

Prepare-se para a prova com questões de Saúde da Família de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q919776 | Enfermagem, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante a rotina de esterilização, o auxiliar de enfermagem João realiza o teste biológico em uma autoclave na unidade de saúde. Após o ciclo de esterilização e a incubação de 6 horas, ele observa uma alteração de cor na ampola de indicador biológico.

Qual deve ser a próxima ação de João para garantir a segurança e eficácia do processo de esterilização?

12 Q919775 | Enfermagem, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante o atendimento a um paciente com secreções respiratórias, o auxiliar de enfermagem Carlos deve adotar medidas de precaução padrão para evitar a transmissão de infecções.

Qual das condutas a seguir é a mais apropriada para garantir a segurança de Carlos e do paciente?

13 Q919762 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é responsabilidade fundamental para garantir a segurança do paciente durante a prestação de assistência de enfermagem

14 Q919767 | Enfermagem, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Joana é uma paciente atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de sua cidade. Recentemente, Joana apresentou agravamento em seu quadro de saúde mental e, após algumas faltas seguidas em suas consultas, a equipe do CAPS agendou uma visita domiciliar para ela. Durante a visita, realizada por dois membros da equipe de saúde mental, incluindo um auxiliar de enfermagem, foram observadas condições precárias de moradia e falta de organização no uso de suas medicações.

Diante desse contexto, qual das seguintes ações é a mais adequada para o auxiliar de enfermagem realizar durante essa visita?

15 Q919773 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante uma campanha de vacinação de bloqueio contra o sarampo, a equipe de saúde identifica uma criança de 7 meses que pode ser vacinada com a vacina tríplice viral.

O auxiliar de enfermagem deve adotar, ao vacinar essa criança, considerando as recomendações do Programa Nacional de Imunização, a seguinte conduta:

16 Q919763 | Enfermagem, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No trabalho em equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), o auxiliar de enfermagem desempenha um papel fundamental.

De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), qual é a função do auxiliar de enfermagem dentro da equipe multiprofissional da ESF?

17 Q919779 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Em um grupo de acolhimento às gestantes, a auxiliar de enfermagem Carla conversa com uma gestante de 19 anos que expressa preocupação em relação ao acesso a serviços de saúde para seu futuro filho.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a orientação mais adequada que Carla pode oferecer, considerando os direitos fundamentais da criança e do adolescente?

18 Q919780 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No grupo de orientação às gestantes, Carla explica sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) relacionados ao nascimento e aos cuidados iniciais do bebê.

Considerando as disposições do ECA, a orientação mais adequada é:

19 Q919771 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante seguir orientações específicas para grupos com restrições ao uso de vacinas de vírus vivo atenuado. Ao ler as recomendações a seguir, Joaquim, o auxiliar de enfermagem, precisa tomar uma decisão para orientar e vacinar a gestante Thaís, que procurou o serviço solicitando a vacina contra a febre amarela.

CONTRAINDICAÇÕES ESPECÍFICAS ÀS VACINAS DE MICRORGANISMOS VIVOS ATENUADOS

• Imunodeficiência congênita ou adquirida;
• Gravidez;
• Uso de corticoides em doses imunossupressoras. (é considerada imunossupressora a dose superior a 2 mg/ kg/dia de prednisona ou equivalente para crianças e acima de 20 mg/dia para adultos por tempo superior a 14 dias. Doses inferiores às citadas, mesmo por período prolongado, não constituem contraindicação. O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menor do que 14 dias) não constitui contraindicação de vacinação);
• Após uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada por um período de 3 a 7 meses devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo que Joaquim deve seguir.

20 Q919772 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante a triagem para vacinação, o auxiliar de enfermagem avalia um bebê de 2 meses para administração da vacina rotavírus humano G1P[8].

A prática mais adequada, conforme o calendário de vacinação para o estado de São Paulo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.