Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação
do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo,
Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava
à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia
quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre
suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu
sustento e de sua família.
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf
Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o
refinamento artístico.
II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.
III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do
programa especial frequentado.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.