Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q240083 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. Somente eles apresentam esta característica, outros projetos coletivos não possuem esse nível de amplitude e inclusividade.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo I. Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília, UNB CEAD, 1999.

A respeito dos projetos societários, avalie as afirmações a seguir.

I. Em sociedades como a brasileira, os projetos societários são, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc).

II. As transformações em curso na ordem capitalista reduziram a ponderação das classes sociais e do seu antagonismo na dinâmica da sociedade, pois o poder está bem distribuído entre os partidos oriundos das classes populares.

III. O projeto ético-político do Serviço Social não é um projeto societário, embora tenha inelimináveis dimensões políticas, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão).

IV. O projeto societário do Serviço Social é representado por um pacto entre seus membros no qual se incluem aspectos imperativos ou compulsórios.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q239469 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O aumento da demanda e a escassez de verbas levam os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário. Assim coloca-se uma contradição, ainda que os profissionais procurem socializar as informações na perspectiva da universalidade dos serviços sociais, na hora de repassar o recurso material, sua ação se pauta num processo de seletividade dos serviços. Isso mostra que o direcionamento do discurso profissional não é suficiente para romper a lógica fragmentária dos serviços assistenciais. A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição.

TRINDADE, R. L. P. Ações Profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais. In: SANTOS, C. M. et al (orgs). A dimensão Técnico-operativa no Serviço Social. 2012, p. 75 (adaptado).

É no cotidiano da prática do assistente social que as dimensões da profissão se confrontam, se entrecruzam e se complementam. Com base nas reflexões apresentadas, as duas dimensões evidenciadas são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q240237 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com eficiência, eficácia e efetividade da ação. Uma ação programada tem compromisso nesses três níveis de abordagem.

BAPTISTA, M. V. (2007). Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2000 (adaptado).

Considerando o tema abordado acima, avalie as seguintes afirmações.

I. Eficiência é a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstas e representa o grau em que eles foram alcançados.

II. Eficácia é a correlação entre os efeitos dos programas (benefícios) e os esforços (custos) empreendidos para obtê-los.

III. Na efetividade, questiona-se se a proposta, os objetivos e a ação desenvolvida deram respostas adequadas e duradouras à realidade (cobertura e abrangência da população demandatária), no limite do âmbito da intervenção planejada.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q238766 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

As transformações societárias que ganharam impulso a partir de 1970 trouxeram mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital no bojo do projeto neoliberal. No entanto, as transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. Tal fenômeno foi sentido com intensidade nas chamadas sociedades tardio-burguesas, ou periféricas.

NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: v. 111, jul-set, p. 413 - 429, 2012 (adaptado).

O modelo neoliberal em sociedades periféricas desenvolveu-se tendo como pressuposto

I. a privatização do patrimônio do Estado, transferindo riquezas nacionais ao grande capital.

II. o pleno emprego, em decorrência da ampliação exponencial do processo produtivo industrial e do setor de serviços.

III. a flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações tayloristas-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas.

IV. a desregulamentação das relações comerciais e financeiras, resultando na flexibilização das proteções comerciais-alfandegárias e na liberalização dos fluxos financeiros.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q240054 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q240080 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O tema da violência atravessa o cotidiano do trabalho do assistente social em suas diversas manifestações, como, por exemplo, violência contra crianças e mulheres, homofobia, violência urbana e outras, revelando a violação de direitos humanos fundamentais.

Considerando o projeto ético-político do Serviço Social, o profissional, ao se deparar com essa situação, deve buscar apreendê-la

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q238377 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Em relação à teoria dos clássicos do pensamento político, avalie as afirmações abaixo.

I. Thomas Hobbes sustentou que os apetites e as aversões determinam as ações voluntárias dos homens, e o único meio para eles satisfazerem seus apetites e evitarem a morte é admitir um poder soberano perpétuo.

II. Adam Smith afirmou que o homem é corrompido não pela natureza, mas pela posse da propriedade e pela formação da sociedade civil.

III. Jean-Jacques Rosseau fundamentou os direitos do homem no pensamento político jusnaturalista e defendeu os direitos naturais, como o direito à propriedade e à liberdade. É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q239122 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, cujo objetivo é promover a cultura do atendimento humanizado na área da saúde.
Constituem ações de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:

I. esclarecer suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde. II. elaborar propostas de trabalho que delimitem as ações dos diversos profissionais.

III. construir e implementar, junto com a equipe de saúde, propostas de treinamento e capacitação do pessoal técnico-administrativo.

IV. identificar e trabalhar os determinantes sociais da situação apresentada pelos usuários e garantir a participação deles no processo de reabilitação.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q239786 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) apresentam a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

PORQUE

II. O Estado deve buscar a formulação e execução de políticas voltadas à redução de riscos de doenças e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q238316 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A questão da dicotomia entre teoria e prática tem sido bastante criticada por autores do Serviço Social. A necessidade e relevância da unidade entre teoria e prática é bastante ressaltada. Para uma intervenção mais propositiva e com maior qualidade, as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional devem ser contempladas.

Com base no texto apresentado, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q240394 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A implementação das políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo ideário neoliberal tem impactado na ampliação das desigualdades sociais, com redução dos investimentos na área social por parte dos Estados. Nesse contexto, a política social pública assume a característica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q390674 | Direito Penal, Criminologia, Serviço Social, DEPEN, FUNRIO

A hegemonia neoliberal na contemporaneidade, de acordo com Wacquant (2003), faz o Estado de Bem-Estar Social (ou Estado- Providência ou Estado Caritativo) ceder lugar ao Estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q239616 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 194, prevê que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. São princípios que organizam a seguridade social a

I. universalidade da cobertura, sem pretensão de garantir direitos iguais a todos os cidadãos.

II. seletividade e distributividade na prestação de serviços, garantindo a discriminação positiva.

III. uniformidade e equivalência dos benefícios entre trabalhadores urbanos e rurais.

IV. irredutibilidade do valor dos benefícios, podendo ser menor que um salário mínimo.

V. diversidade das bases de financiamento.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q238556 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Tendo como base os valores e princípios contidos no Código de Ética Profissional, de 1993, e considerando um contexto de perda de direitos historicamente conquistados e de banalização da vida, o profissional de Serviço Social defronta-se com situações desafiadoras que requerem

I. ações de resistência, na direção do enfrentamento da restrição dos direitos e dos valores que orientam a ação profissional.

II. flexibilidade dos princípios éticos.

III. crítica à ideologia neoliberal conservadora.

IV. construção de um novo ethos alinhado às demandas contemporâneas postas ao Serviço Social.

V. desenvolvimento de um trabalho profissional para reconhecer a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q813628 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP, Serviço Social, DEPEN, FUNRIO

A origem da instituição carcerária moderna está intimamente vinculada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q238945 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária. A partir de 1990, ocorre o fortalecimento do projeto de saúde privatista. Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, destacam-se: I. caráter focalizado. II. estímulo ao seguro privado. III. concepções de saúde como direito. IV. terceirização das unidades de saúde. V. universalização da atenção à saúde. É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q812614 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Serviço Social, MJ, FUNRIO

De acordo com a Lei nº 10. 741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, no seu Título II, é(são) considerado(s) como Direito(s) Fundamental(is)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q239192 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8&ordmf; Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 (adaptado).

Com base no texto, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q390724 | Direito Penal, Criminologia, Serviço Social, DEPEN, FUNRIO

A questão da violência começou a fazer parte das preocupações da Saúde Pública a partir da constatação dos agravos físicos, mentais e emocionais provocados por esse fenômeno, que se mostra, na atualidade, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.