Questões de Concursos: Sociologia

Prepare-se para a prova com questões de Sociologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q902341 | Pedagogia, Educação, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a abordagem de Bernard Lahire, na obra “Sucesso escolar nos meios populares” (1997), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A despeito da ausência de capital cultural ou de uma ação voluntária de transmissão de um capital cultural existente, os conhecimentos escolares podem ser apropriados pelas crianças, e tal processo pode ser sociologicamente analisado.


PORQUE


II. Há casos específicos passíveis de compreensão pela Sociologia sem dispersar as razões ou disseminar as causas ao infinito.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

42 Q902342 | Sociologia, Noção antropológica de cultura, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.


( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.


( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.


( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

43 Q902343 | Sociologia, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre a interpretação de Zygmunt Bauman (2001) a respeito da atual fase histórica da modernidade e suas principais características, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A sociedade que entra no século XXI não é menos moderna do que a do século anterior, pois mantém sua insaciável sede de destruição criativa.


II. A individualização compulsória implica a colonização da esfera pública pelo “privado”, favorecendo a lenta desintegração da cidadania.


III. O espírito consumista se traduz em um montante cada vez mais mensurável de necessidades e desejos de mercado.

44 Q902346 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Para Silvia Rivera Cusicanqui (2010), o impulso modernizador das elites europeias na América resultou tanto em processos de subjugação como no desenvolvimento de estratégias e projetos contra-hegemônicos para a modernidade, inclusive a retomada do paradigma epistemológico indígena. De que forma a autora tem denominado sua perspectiva teórico-prática?

45 Q902349 | Pedagogia, Paulo Freire, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o texto a seguir: “Reconhecê-lo como experiência fundamental [...] demanda que se incorpore, no âmbito da educação profissional, o entendimento de diálogo de Freire (2002), que o considera como uma práxis crítica, pois representa o esforço para unificar num patamar mais amplo, dialeticamente: reflexão e ação. [...] Imersos em diferenciadas situações relacionadas a ele, professor e aluno experimentam, de forma singular, as relações dele em nossos tempos, o que demanda que ambos superem a condição de alienação e fragmentação em que se encontram. Tal superação, no que diz respeito às ações educativas escolares, só pode acontecer na tensionada relação dialógica entre o polo da experiência desse, à ‘espera’ de conceitualização, e o polo dos conceitos. [...] Entre prescrição e realização dele, há um sujeito que renormatiza, pouco ou muito, as normas que o regem. Nesse espaço, faz e produz saberes. [...] Tais reflexões contribuem para problematizar as estratégias pedagógicas em execução no campo da educação profissional [...]” (FISCHER, M. C. B; FRANZOI, N. L. Formação Humana e Educação Profissional: diálogos possíveis. Educação, Sociedade & Culturas, n. 29, 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem o:

46 Q902351 | Sociologia, A divisão social do trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

O trabalho autônomo é uma categoria que se diferencia do trabalho subordinado existente no emprego típico. Entretanto, a expansão do autoempreendedorismo no Brasil, nas últimas décadas, tem expressado linhas tênues na definição de uma autonomia genuína ou um assalariamento disfarçado. Como a literatura recente tem nomeado esse tipo de contratualização das relações de trabalho?

47 Q902354 | Sociologia, A divisão social do trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Namorado (2009), “É importante não esquecer que a irradiação moderna do _______________, desencadeada no início do século XIX e que o tornou num fenômeno universal, sempre se processou como resistência à hegemonia do capitalismo, mesmo quando ele veio incorporar respostas compensatórias às sequelas mais gritantes das pulsões mais predatórias do capitalismo. Uma resistência que, não apagando a sua subalternidade perante a lógica dominante, não permitiu que se diluísse nela sem retorno e alimentou, de algum modo, também a sua alternatividade perante o capitalismo” (Namorado, R., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

48 Q903156 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto a seguir:
“O autor que desenvolveu a distinção entre as várias dimensões da cidadania, T. A. Marshall, sugeriu também que ela, a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão. Primeiro vieram os direitos civis, no século XVIII. Depois, no século XIX, surgiram os direitos políticos. Finalmente, os direitos sociais foram conquistados no século XX. Segundo ele, não se trata de sequência apenas cronológica: ela é também lógica. Foi com base no exercício dos direitos civis, nas liberdades civis, que os ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu país. A participação permitiu a eleição de operários e a criação do Partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela introdução dos direitos sociais.”
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. p. 10 e 11.

Sobre o trajeto histórico da cidadania no Brasil, marque a alternativa CORRETA.

49 Q903159 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Conforme as ideias debatidas por Randall Collins, na obra Quatro Tradições Sociológicas (2009), qual a opção que caracteriza a tradição racional-utilitarista?

50 Q907637 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.”

MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95.


Segundo este autor, isso é explicado pela
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.