Questões de Concursos: Sociologia Prepare-se para a prova com questões de Sociologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Sociologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 51 Q907637 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. “A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.” MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95. Segundo este autor, isso é explicado pela a) síntese da concepção durkheimiana, segundo a qual a juventude é sempre conservadora, devido ao fato de os jovens serem seres sociais socializados para reproduzir a sociedade existente, com a concepção biologizante, que considera a juventude “rebelde por natureza”, cuja explicação se encontraria na fase biológica da passagem da adolescência para a vida adulta. b) inserção dos jovens na sociedade sob forma marginal e sem possuir interesses comprometidos, o que permite a muitos se tornarem reformistas ou revolucionários, mas tão logo constituam família e encontrem emprego definitivo, se tornam defensores do status quo, o que não ocorre com todos os jovens, já que muitos deles estarão submetidos a controle e manipulação por outros. c) concepção marxista, que considera que a socialização e a escola levam a juventude para o conservadorismo, já que é essa a função da família e da escola, mas que sua rebeldia de origem biológica a vincula com o novo, a esperança, a ousadia, o inconformismo, o que a torna tendente a se aliar aos movimentos sociais e partidos políticos de orientação progressista ou organizações revolucionárias. d) contradição entre os desejos mais íntimos e vontade de liberdade que se manifesta nesse período de descobertas e novas experiências e a necessidade de autoconservação e vínculo afetivo e familiar, o que torna os jovens dúbios, indecisos, com dificuldade em assumir uma posição política ou cultural fixa, processo que se intensificou a partir da ascensão do movimento hippie. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 52 Q907638 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024A partir do início dos anos 1980, começou a ocorrer um conjunto de transformações nas relações de trabalho, gerando o que ficou conhecido como “reestruturação produtiva” e instauração do toyotismo. O toyotismo se caracteriza por ser a) um processo de produção em massa visando satisfazer o consumo de massa que vem se ampliando historicamente, o que provocou a intensificação do uso da tecnologia. b) um processo de trabalho harmônico, seguindo a cultura oriental e japonesa de contestação da competição social e foco na cooperação da equipe de trabalho. c) um processo de trabalho que busca atender ao mercado flexível e que busca flexibilizar a si mesmo através de diversas estratégias, tal como o círculo de controle de qualidade. d) um processo de trabalho focado nas relações humanas, pois a empresa Toyota importou e adaptou a teoria de Elton Mayo, usada na gestão de supermercados norteamericanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 53 Q907639 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024O processo de reestruturação produtiva possui várias faces. Uma dessas faces é o seu vínculo com o neoliberalismo. A origem destes dois fenômenos é simultânea. É nesse contexto que ocorre a precarização no processo de trabalho. Essa precarização ocorre através da a) massificação da produção, pois a produção em massa exige o uso da esteira e outras tecnologias visando aumentar a produtividade do trabalhador. b) corrosão dos direitos trabalhistas e intensificação do processo de trabalho, pois estes elementos promovem uma taxa de lucro mais elevada. c) democratização do processo de trabalho, pois o trabalho em equipe, o círculo de controle de qualidade e outras estratégias geram mais satisfação, justificando a redução salarial. d) inovação tecnológica, pois as novas tecnologias promovem um processo de aumento dos custos e gastos com manutenção que são repassados para os trabalhadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 54 Q907643 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024No desenrolar da chamada Terceira Revolução Industrial, que insere a comunicação instantânea via internet no cotidiano das pessoas, interações sociais, política, economia, são esferas que passam a ser dominadas pela lógica instrumental e pela superficialização das relações. Interpretado por pensadores contemporâneos como Zygmund Bauman, como liquidez nas interações, o contexto de fragilização dos laços e perda de sentido das dinâmicas sociais foi descrito também por teóricos do pensamento clássico da Sociologia. De acordo com a teoria weberiana, a perda de significado e a racionalização das interações é descrita como a) ação social. b) dilema ético. c) desencantamento do mundo. d) racionalidade substantiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 55 Q907648 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a a) predominância das identidades normativas na orientação das trajetórias. b) utilização de linguagem e símbolos que reproduzem a cultura normativa. c) incorporação da performance para a definição da identidade coletiva. d) construção ativa de significados que resultam em identidades multifacetadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 56 Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática a) multiculturalista. b) etnocêntrica. c) estruturalista. d) normativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 57 Q907654 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Entre as características dos movimentos sociais contemporâneos, especialmente aqueles cujo apelo é por alterações de comportamento, destaca-se a) o protagonismo da sociedade civil. b) a dependência das ações do Estado. c) a agenda desarticulada de questões globais. d) a ingerência sobre as realidades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 58 Q907655 | Veterinária, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como a) o controle do Estado sobre a ação coletiva. b) o compartilhamento de temas entre movimentos diversos. c) o apoio mútuo entre movimentos diferentes. d) o alcance dos movimentos sociais se torna mais amplo, mas mais difuso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 59 Q902332 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese? a) Indústria cultural. b) Modernidade líquida. c) Sociedade em rede. d) Capital cultural. e) Dominação comunicativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 60 Q902345 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes? a) Cultura de massa. b) Matrix. c) Contracultura. d) Ciberinformação. e) Virtualidade real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
51 Q907637 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. “A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.” MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95. Segundo este autor, isso é explicado pela a) síntese da concepção durkheimiana, segundo a qual a juventude é sempre conservadora, devido ao fato de os jovens serem seres sociais socializados para reproduzir a sociedade existente, com a concepção biologizante, que considera a juventude “rebelde por natureza”, cuja explicação se encontraria na fase biológica da passagem da adolescência para a vida adulta. b) inserção dos jovens na sociedade sob forma marginal e sem possuir interesses comprometidos, o que permite a muitos se tornarem reformistas ou revolucionários, mas tão logo constituam família e encontrem emprego definitivo, se tornam defensores do status quo, o que não ocorre com todos os jovens, já que muitos deles estarão submetidos a controle e manipulação por outros. c) concepção marxista, que considera que a socialização e a escola levam a juventude para o conservadorismo, já que é essa a função da família e da escola, mas que sua rebeldia de origem biológica a vincula com o novo, a esperança, a ousadia, o inconformismo, o que a torna tendente a se aliar aos movimentos sociais e partidos políticos de orientação progressista ou organizações revolucionárias. d) contradição entre os desejos mais íntimos e vontade de liberdade que se manifesta nesse período de descobertas e novas experiências e a necessidade de autoconservação e vínculo afetivo e familiar, o que torna os jovens dúbios, indecisos, com dificuldade em assumir uma posição política ou cultural fixa, processo que se intensificou a partir da ascensão do movimento hippie. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
52 Q907638 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024A partir do início dos anos 1980, começou a ocorrer um conjunto de transformações nas relações de trabalho, gerando o que ficou conhecido como “reestruturação produtiva” e instauração do toyotismo. O toyotismo se caracteriza por ser a) um processo de produção em massa visando satisfazer o consumo de massa que vem se ampliando historicamente, o que provocou a intensificação do uso da tecnologia. b) um processo de trabalho harmônico, seguindo a cultura oriental e japonesa de contestação da competição social e foco na cooperação da equipe de trabalho. c) um processo de trabalho que busca atender ao mercado flexível e que busca flexibilizar a si mesmo através de diversas estratégias, tal como o círculo de controle de qualidade. d) um processo de trabalho focado nas relações humanas, pois a empresa Toyota importou e adaptou a teoria de Elton Mayo, usada na gestão de supermercados norteamericanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
53 Q907639 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024O processo de reestruturação produtiva possui várias faces. Uma dessas faces é o seu vínculo com o neoliberalismo. A origem destes dois fenômenos é simultânea. É nesse contexto que ocorre a precarização no processo de trabalho. Essa precarização ocorre através da a) massificação da produção, pois a produção em massa exige o uso da esteira e outras tecnologias visando aumentar a produtividade do trabalhador. b) corrosão dos direitos trabalhistas e intensificação do processo de trabalho, pois estes elementos promovem uma taxa de lucro mais elevada. c) democratização do processo de trabalho, pois o trabalho em equipe, o círculo de controle de qualidade e outras estratégias geram mais satisfação, justificando a redução salarial. d) inovação tecnológica, pois as novas tecnologias promovem um processo de aumento dos custos e gastos com manutenção que são repassados para os trabalhadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
54 Q907643 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024No desenrolar da chamada Terceira Revolução Industrial, que insere a comunicação instantânea via internet no cotidiano das pessoas, interações sociais, política, economia, são esferas que passam a ser dominadas pela lógica instrumental e pela superficialização das relações. Interpretado por pensadores contemporâneos como Zygmund Bauman, como liquidez nas interações, o contexto de fragilização dos laços e perda de sentido das dinâmicas sociais foi descrito também por teóricos do pensamento clássico da Sociologia. De acordo com a teoria weberiana, a perda de significado e a racionalização das interações é descrita como a) ação social. b) dilema ético. c) desencantamento do mundo. d) racionalidade substantiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
55 Q907648 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a a) predominância das identidades normativas na orientação das trajetórias. b) utilização de linguagem e símbolos que reproduzem a cultura normativa. c) incorporação da performance para a definição da identidade coletiva. d) construção ativa de significados que resultam em identidades multifacetadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
56 Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática a) multiculturalista. b) etnocêntrica. c) estruturalista. d) normativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
57 Q907654 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024Entre as características dos movimentos sociais contemporâneos, especialmente aqueles cujo apelo é por alterações de comportamento, destaca-se a) o protagonismo da sociedade civil. b) a dependência das ações do Estado. c) a agenda desarticulada de questões globais. d) a ingerência sobre as realidades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
58 Q907655 | Veterinária, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como a) o controle do Estado sobre a ação coletiva. b) o compartilhamento de temas entre movimentos diversos. c) o apoio mútuo entre movimentos diferentes. d) o alcance dos movimentos sociais se torna mais amplo, mas mais difuso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
59 Q902332 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese? a) Indústria cultural. b) Modernidade líquida. c) Sociedade em rede. d) Capital cultural. e) Dominação comunicativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
60 Q902345 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes? a) Cultura de massa. b) Matrix. c) Contracultura. d) Ciberinformação. e) Virtualidade real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro