Questões de Concursos: Sociologia

Prepare-se para a prova com questões de Sociologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q907655 | Veterinária, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como

62 Q902332 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese?

63 Q902355 | Sociologia, Natureza e sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como ____________ deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. Porque, se nós imprimimos no planeta Terra uma marca tão pesada que até caracteriza uma era, que pode permanecer mesmo depois de já não estarmos aqui, pois estamos exaurindo as fontes da vida que nos possibilitaram prosperar e sentir que estávamos em casa, sentir até, em alguns períodos, que tínhamos uma casa comum que podia ser cuidada por todos, é por estarmos mais uma vez diante do dilema a que já aludi: excluímos da vida, localmente, as formas de organização que não estão integradas ao mundo da mercadoria, pondo em risco todas as outras formas de viver — pelo menos as que fomos animados a pensar como possíveis, em que havia corresponsabilidade com os lugares onde vivemos e o respeito pelo direito à vida dos seres, e não só dessa abstração que nos permitimos constituir como ‘uma’ humanidade, que exclui todas as outras e todos os outros seres” (KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

64 Q902356 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

4. Pierre Bourdieu.


Coluna 2


( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.


( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.


( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.


( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

65 Q903160 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Nos estudos sobre o processo de formação social do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil (1994), debate sobre nossa herança rural. Segundo o autor, qual das alternativas abaixo melhor reflete as características dessa herança?

66 Q903167 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Como deveríamos identificar as descontinuidades que separam as instituições sociais modernas das ordens sociais tradicionais?”
(GIDDENS, 1991. p. 12)

Levando em conta a pergunta feita pelo autor, assinale a alternativa CORRETA.

67 Q907629 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A sociedade brasileira enfrenta diversos problemas raciais, incluindo o racismo e as várias formas de discriminação presentes no país e suas consequências para a população negra. Uma explicação para a manutenção do racismo após a abolição da escravidão é a de que

68 Q907636 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A mercantilização é um dos elementos básicos da sociabilidade moderna. O processo de mercantilização invade a vida cotidiana e o conjunto das relações sociais e pode ser explicado pelo fato de que

69 Q907652 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370.


Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um

70 Q902353 | Sociologia, Socialização primária: família, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem a:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.