Questões de Concursos: Supervisor Educacional

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11 Q327180 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Observe o diálogo entre Alice e o Gato Inglês:

Você poderia me dizer, por gentileza, como é que eu faço para sair daqui? - perguntou Alice.

 Isso depende muito de para onde você pretende ir - disse o Gato.

 Para mim tanto faz para onde quer que seja...

- respondeu Alice.

Então, pouco importa o caminho que você tome.

 - disse o Gato.

(CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas)

 Este diálogo pode ser uma metáfora de situações de planejamento escolar em que a escola:

12 Q817289 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A indissociabilidade do cuidar e educar vem sendo implementada na educação infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica ampliam esse conceito e declara cuidar e educar

13 Q328084 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"A educação, não importando o grau em que se dá, é sempre uma teoria do conhecimento que se põe em prática.(...) O supervisor é um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica da educação. Tem a ver com o conhecimento, com a teoria do conhecimento. O que se pode perguntar é: qual o objeto de conhecimento que interessa diretamente ao supervisor? (Freire, 1982)

A alternativa que melhor responde à pergunta de Freire é:

14 Q438840 | Direito Constitucional, Educação, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando

15 Q808610 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo a LDBEN, o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. O direito público subjetivo configura-se como um instrumento jurídico de

16 Q323968 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Segundo Saviani (1999), a função supervisora acompanha a ação educativa desde suas origens. Contudo, para que uma função seja organizada como profissão, é necessário que ela se destaque do âmbito em que opera, se distinga das demais, detalhando-se os seus atributos, e exija agentes especializados com uma formação específica. Entendendo-se a profissionalização na perspectiva de Saviani, explicitada acima, pode-se afirmar que esta profissionalização não chega a se consolidar no Brasil. O contexto histórico considerado a tentativa mais radical de profissionalização da supervisão educacional no Brasil se dá com:

17 Q324320 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

VASCONCELLOS (2002) apresenta três dimensões básicas da formação humana que se constituem em condições subjetivas para a ação supervisora. Para favorecer a criação de um "clima" institucional favorável ao trabalho pedagógico, o supervisor educacional deve estar atento, para o desenvolvimento próprio e da equipe de profissionais que atuam na unidade escolar, às seguintes dimensões:

18 Q820449 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Acerca da origem da supervisão escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No Brasil, o entendimento de uma supervisão que extrapola o mero caráter de fiscalização surge com a Reforma Francisco Campos (Decreto-Lei nº 19.890/31), em meio às discussões sobre os “técnicos em educação”, que permeia o propósito de constituição de um sistema nacional brasileiro.

( ) Oriundo da parceria entre Brasil e Estados Unidos, formulou-se o Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE), modelo de educação americano que enfatizava os métodos e técnicas de ensino, o qual formou, nesta perspectiva, os primeiros supervisores escolares. O Programa vigorou no Brasil durante o período de 1957 a 1963.

( ) Nos anos 70, a supervisão ganhou força institucional com a lei que reformulou o ensino de 1º e 2º graus, Lei nº 5.692/71, após constatação do Conselho Federal de Educação de que era necessário promover mudanças na Lei nº 4.024/61.

( ) Na década de 80, a prática do supervisor educacional passou a ser vista sob o aspecto funcionalista, voltado para concepções tecnoburocráticas do ensino.

( ) A última LDB (Lei nº 9.394/96), em seu artigo 64, refere-se à oferta da graduação em supervisão conforme critério da instituição formadora e sugere que a supervisão possa ser ofertada em nível de pós-graduação.

A sequência está correta em

19 Q322876 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O "percurso" de elaboração do projeto políticopedagógico de uma escola passa pelas etapas abaixo. Numere os parênteses de acordo com a ordem seqüencial em que as etapas devem ser executadas:

•estabelecer a linha geral do projeto, definindo aquilo que se quer atingir; ( )

•escolher e preparar as ações que permitirão atingir o que se deseja; ( )

•analisar a realidade da escola e apontar suas necessidades; ( )

•montar o processo de acompanhamento e avaliação do projeto. ( )

A ordem dos números colocada dentro dos parênteses, de cima para baixo, deve ser:

20 Q319064 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:
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