Questões de Concursos: Supervisor Educacional

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21 Q320940 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.

I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.

II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.

III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

22 Q323500 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em um processo educativo dialético, todos aprendem e todos ensinam, numa construção coletiva do conhecimento. A responsabilidade pela aprendizagem escolar dos estudantes é igualmente dividida entre os especialistas, gestores, professores, estudantes, educadores não docentes e pais. Na analise das planilhas com os resultados da avaliação, a supervisão escolar precisa considerar, além do “produto” expresso nas notas/ menções dos estudantes, o “processo” no qual se deu a aprendizagem. Esse processo é revelado

23 Q822207 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

As pessoas que apresentam necessidades especiais, de acordo com o Referencial Curricular Nacional, representam 10% da população brasileira e possuem, em sua grande maioria, uma vasta experiência de exclusão que se traduz em grandes limitações nas possibilidades de convívio social e usufruto dos equipamentos sociais (menos de 3% têm acesso a algum tipo de atendimento), além de serem submetidas a diversos tipos de discriminação. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a LDB garantem que é dever do estado assegurar à criança e ao adolescente:

I. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

II. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular de ensino, por ser esta prestadora de um serviço mais especializado;

III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, inicialmente na rede especializada para educação especial e, em seguida, na rede regular de ensino.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

24 Q325150 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de

I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;

II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;

III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;

IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.

Estão corretas apenas as alternativas

25 Q326320 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

O papel do Supervisor nos dias atuais é definido com base em seu objeto de trabalho, ou seja, o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

26 Q441538 | Direito Constitucional, Educação, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A relevante alteração na Constituição Federal, pela promulgação da Emenda Constitucional no 59/09, que, entre suas medidas, assegura Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, inclusive a sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. Assegura o atendimento ao estudante

27 Q322563 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"Projetos de pesquisa realizados com professores acabaram por mostrar que a formação continuada... de fato não tem permitido avanços no que diz respeito a mudanças significativas".(Kuenzer, 2002). Podemos dizer que, dentre as razões que têm levado as propostas atuais de formação continuada, implementadas por diferentes sistemas de ensino, a serem insuficientes para uma mudança significativa no trabalho escolar, estão:

 I - a taylorização da formação, ou seja, a formação dividida por temas e/ou disciplinas, agrupando professores por especialidades.

 II - a fragmentação entre teoria e prática, em encontros organizados por temáticas ou que se utilizam de textos desvinculados das práticas cotidianas.

III - a falta de compromisso dos professores para com sua própria formação.

IV - a descontinuidade das ações que têm sido postas em prática.

V - a atitude normativa e prescritiva com relação aos professores.

Estão corretas as afirmações:

28 Q327756 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Preocupado em atender ao Artigo 2º da Lei 9394 / 96 (LDBEN), que estabelece os fins da educação nacional, o Supervisor Educacional buscará, através da sua atuação, contribuir para:

29 Q816558 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma supervisora educacional recebeu um expediente de recurso referente à negação de matrícula numa instituição de educação infantil no período noturno de uma criança de três anos de idade. Anexado ao documento, havia uma declaração de horário de trabalho dos pais, que compete ao período das 21h00 às 06h00, em um hospital municipal. Os pais apresentaram como fundamento legal um da Lei n.º 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN), que prevê que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O parecer da Supervisão Escolar deve conter as considerações de

30 Q819690 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação às medidas de proteção à criança e ao adolescente, previstas pelo ECA, assinale a alternativa correta.

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