Questões de Concursos: Supervisor Educacional

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31 Q323274 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Buscando uma ressignificação do papel do supervisor educacional e tentando definir a supervisão educacional, Vasconcellos (2002) começa por explicitar o que a supervisão não é (ou não deveria ser):

"não é fiscal de professor, não é dedo-duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo-correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salvavidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa-buraco (que fica "toureando" os alunos em sala de aula no caso de falta de professor),... não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas)..."

O autor se insere entre os que buscam hoje uma ressignificação do papel do supervisor educacional. A seguir encontram-se seis conceitos para a função supervisora, extraídos da literatura especializada:

I - "A função supervisora pode ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional" (ALARCÃO, 2001)

II - Supervisão é a "atividade voltada para o planejamento, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria qualitativa tanto a nível de sistema como de escola" (SME/RJ, 1978)

III - "A supervisão educacional, no contexto mais amplo da sociedade e da educação, tem como função primordial resgatar o sentido básico da escola... A supervisão tem como função participar do processo de conscientização na luta contra a palavra vazia de vida, de significado; contra o fazer vazio de sentido". (URBAN, 1985).

IV - "S

32 Q326274 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Interessada em ressignificar o papel da supervisão educacional, a equipe supervisora de uma escola optou por adotar uma prática coerente com os pressupostos da corrente ideológica transformadora. Nesta concepção, a função supervisora caracteriza-se por:

 I - estar baseada num positivismo otimista, pelo qual os conflitos são omitidos e é feita a apologia de uma sociedade desejável.

II - ser essencialmente política e não principalmente técnica.

III - ser implementadora do currículo oficial nas escolas e orientadora dos professores na execução dos programas oriundos dos sistemas de ensino.

IV - estar voltada, essencialmente, para garantir a efetividade e eficiência dos meios e a eficácia dos resultados do trabalho pedagógico na escola.

V - estar voltada, essencialmente, para favorecer momentos de reflexão, explicitando contradições e conflitos, de modo a determinar as prioridades do trabalho pedagógico das escolas.

Estão corretas as afirmações:

33 Q816829 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em um programa de entrevista na televisão, o indigenista Orlando Villas Boas contou um fato observado por ele em uma aldeia Xavante, que retrata bem a característica educacional entre os índios. Orlando observava uma mulher que fazia alguns potes de barro. Assim que a mulher terminava um pote, o filho dela, que estava ao lado, pegava o pote pronto e o jogava ao chão, quebrando o objeto. Imediatamente, ela começa a fazer outro e, novamente, depois de pronto, o filho repetia o mesmo ato de jogar o pote no chão. Esta cena se repetiu por sete vezes até que Orlando não se conteve, aproximou-se da mulher Xavante e perguntou por que ela deixava o menino quebrar o trabalho que ela havia acabado de terminar. No que a mulher índia respondeu: "Porque ele quer.". Diante deste contextos e sob a ótica da História da Educação Brasileira, pode-se afirmar que quando os jesuítas chegaram no atual Brasil,

34 Q326235 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o trecho a seguir:

"... fazer supervisão em educação será, antes de tudo, estimular a discussão sobre o tipo de pão que queremos ter e, só depois, como decorrência, incentivar a discussão sobre os meios para a fabricação de tal pão".

(Danilo Gandin, 1985) As diversas metáforas utilizadas no texto estabelecem uma prioridade nas ações do Supervisor Educacional. Assim, com base no texto acima, o Supervisor Educacional deve priorizar a discussão sobre:

35 Q321709 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"O livro didático não pode ser ignorado. Sua presença tem sido muito forte na prática pedagógica dos professores, constituindo-se, às vezes, no único referencial para seu trabalho em sala-de-aula. Essa situação precisa ser revertida". (A Escola e Sua Função Social - Raízes e Asas - nº 1 - pág. 30)

Ao debater o livro didático com a equipe de professores, o Supervisor Educacional comprometido com a transformação da realidade social diria que:

 I - independentemente da forma como é apresentado, o importante é analisar se o livro didático contém o conteúdo.

II - o professor é o sujeito que dá a direção e o livro didático é um recurso de apoio.

III - o livro didático não pode ser absolutizado, mas colocado a serviço da ação pedagógica planejada pelo professor.

IV - o livro didático é um recurso técnico; portanto, é ideologicamente neutro e deve ser avaliado somente por critérios técnicos.

 Estão corretas as respostas

36 Q325566 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre a integração da Equipe Técnico- Administrativa da unidade escolar, LÜCK, já em 1982, chamava a atenção para a sua importância, afirmando que: "a ação do corpo técnico-administrativo deve ser não só integrada, mas também integradora". Para alcançar essa integração, a autora sugere que os elementos da equipe devem ter em comum:

37 Q325168 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho de formação continuada necessário é complexo e deve ser articulado e graduado, possibilitando a elevação do senso comum. A reflexão deve se desenvolver não de modo abstrato, e sim concreto, sobre a base do real e da experiência efetiva. As práticas curriculares tornam-se mais complexas, na medida em que se observam os destaques dados às experiências vividas, à experiência da aprendizagem. Desta forma, adotando-se esta metodologia, em um horário de trabalho coletivo, pede-se aos professores que relatem, pelo trabalho da memória, a trajetória profissional e que tomem consciência disso, com o objetivo de

38 Q811121 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um novo paradigma do atendimento à infância está sendo construído em sintonia com os movimentos nacionais e internacionais. Esse processo iniciou-se em 1959 com a Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e no Brasil foi legalizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A marca desse novo paradigma é que o atendimento da creche para crianças de zero a três anos é

39 Q807630 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma supervisora educacional, em visita de supervisão, foi informada pela direção da unidade que uma aluna de quatro anos de idade diariamente trazia marcas de maus tratos e dizia que apanhava do pai. Diante do fato, a profissional dirigiu-se à sala de atividade e na companhia da diretora da escola observou a criança, dialogou com a professora sobre as observações desta e orientou sobre as medidas a serem adotadas. De acordo com o ECA, a supervisora educacional deve registrar no Termo de Visita

40 Q900558 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A democratização da educação vai além do acesso, incluindo a permanência e a qualidade do ensino oferecido. Qual conceito sociológico reflete melhor essa ideia?
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