Questões de Concursos: Supervisor Pedagógico

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11 Q328956 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

12 Q362420 | Enfermagem, Doenças, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle das DST/AIDS envolvem:

13 Q362927 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Com relação aos conhecimentos a respeito da hipertensão e cuidados específicos, assinale a alternativa correta.

14 Q360536 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) disciplinada pelo Conselho Federal de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

1. O Enfermeiro pode delegar aos Técnicos de Enfermagem a responsabilidade pela sistematização, mantendo para si a responsabilidade da etapa de avaliação.

2. A SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário.

3. A implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição de saúde, pública e privada.

4. A SAE utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo,

5. A SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da assistência de enfermagem.

Estão corretas:

15 Q320609 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

16 Q324934 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:

I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.

II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.

III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.

IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

17 Q319842 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

18 Q320293 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

19 Q328160 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

20 Q324800 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as áreas de conhecimento constituem importantes marcos estruturados de leitura e interpretação da realidade, essenciais para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade. Sobre os propósitos das áreas de conhecimento das assertivas abaixo, marque V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) A História destaca a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferece sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações.

( ) A Educação Física introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde.

( ) A Geografia busca explicar e compreender o espaço geográfico não somente com produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais.

( ) A Matemática destaca os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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