Questões de Concursos: Supervisor Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de Supervisor Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q328661 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

22 Q367574 | Enfermagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

J.S, 46 anos, 2º grau completo, mãe de dois filhos menores, menarca aos 10 anos, ciclo menstrual regular, etilista, fazendo uso de contraceptivo injetável a 6 anos, retorna a Unidade de Saúde para consulta de enfermagem relatando dificuldades na vida sexual e presença de um “caroço” (sic) na mama esquerda, detectado ao realizar o autoexame da mama.

Sobre os possíveis fatores que aumentam o risco do câncer de mama e devem ser valorizados no histórico de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

1. Menarca precoce, primeira gestação tardia, menopausa precoce, vida familiar.

2. História familiar e saúde pregressa, menarca precoce e doença mamária benigna.

3. Exposição à radiação, menopausa precoce, menarca precoce e vida social.

4. Dieta rica em gorduras, etilismo, uso prolongado de anticoncepcionais.

Estão corretas apenas:

23 Q359604 | Enfermagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

No programa de planejamento familiar deve ser oferecido, principalmente, ao cliente:

24 Q320456 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.

( ) Temática: Textos com tiras.

( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.

( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.

( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.

( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.

( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

25 Q324443 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Analise as afirmativas abaixo:

1. A interdisciplinaridade tem como proposta promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre sujeitos-sociedade-conhecimentos na relação professor-aluno, professor-professor e alunoaluno, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e vivo e os conteúdos e/ou temas geradores sejam problematizados e vislumbrados juntamente com as outras disciplinas.

2. A interdisciplinaridade é o elo entre profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexão mútua, em substituição à concepção fragmentária do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstáculos educacionais.

3. A interdisciplinaridade exige uma atitude de abertura democrática e de responsabilidade, exigindo que o professor desenvolva uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro, estando disposto a vivenciar a dialogicidade conforme defende Freire (1996).

4. A interdisciplinaridade resgata a importância do “outro”, sem o qual não pode haver a troca mútua da evolução do pensamento e da linguagem, e amplia os horizontes dentro do processo sócio-histórico educacional, resgatando a importância do conhecimento, das potencialidades, dos limites, das diferenças e do processo criativo de cada ciência, respeitando-se, assim, a relatividade entre elas.

Estão corretas:

26 Q327551 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:

I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.

II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.

III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.

IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.

Quais estão corretas?

27 Q911107 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Não há trabalho de coordenador que seja realizado na individualidade. É no coletivo que o coordenador encontra espaço para a realização de suas funções. Fazer junto pode ser um dos grandes segredos da qualificação da atuação do coordenador pedagógico na atualidade.

(Placco, Souza, 2012, p. 12.)

A supervisão escolar é construída no dia a dia da escola. Isso ocorre quando o supervisor reconhece sua identidade como profissional e consegue se ver desta maneira. Isso porque, segundo Dubar (1997), a imagem que o profissional faz de si interfere sobremaneira em suas ações, as quais por sua vez, sustentam essa imagem como identidade profissional.

(Dubar apud Placco, Souza, 2012.)

Sobre os fragmentos expostos e, ainda, considerando que quando o Supervisor Pedagógico compreende seu papel e assume de forma a ser líder no contexto pedagógico, ele estará apto para exercer sua função de articulador das ações pedagógicas, EXCETO quando:

28 Q911110 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

A cultura é um território de produção de significados onde entram em disputa diferentes grupos sociais, em que se constitui o jogo do poder da linguagem, do discurso, da construção das identidades e das diferenças. De acordo com Silva (2000), a identidade e a diferença são criadas pelos atos de linguagem do mundo cultural e social, resultantes de um processo de produção simbólica e discursiva e estão em estreita conexão com as relações de poder. Os processos educacionais escolares podem se direcionar nas visões: “monocultural”, “multicultural” e “intercultural”. Sobre o exposto e considerando os desafios a serem enfrentados pelos educadores para a promoção da educação em uma visão “intercultural”, assinale a afirmativa correta.

29 Q911106 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

O Supervisor Pedagógico tem um variado papel no ambiente escolar. Desse modo, a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, e é necessário ressaltar, sem desconsiderar o restante da equipe, que o Supervisor Escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional da educação comprometido com seu grupo de trabalho.

(Carvalho, 2011, p. 170.)

Bolívar (2012) refere que por liderança se entende a forma de determinar uma direção e exercer influência. Todavia, quanto a esta determinação e exercício, anexamos como preocupação e objetivo a aprendizagem dos alunos, falamos de liderança pedagógica e educativa. (p. 48) Considerando que diversos autores estudam variadas abordagens sobre estilos de liderança e, pressupondo que quando um Supervisor Pedagógico é mais participativo e utiliza de menos arbitrariedade organizacional, os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existindo alguma comunicação de baixo para cima, assim como algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite-se, portanto, alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores. Sobre a informação dada, é possível afirmar que se trata de um líder:

30 Q895217 | Gestão de Pessoas, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Conforme Berg, a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa “choque entre duas coisas”, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. Afirma, ainda, que o conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo e saber lidar com ele é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional. (Berg, 2012, p.18). Sobre o exposto, os conflitos podem NÃO ser benéficos quando:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.