Questões de Concursos Públicos: Supervisor de Ensino Pedagógico

Resolva online questões de Supervisor de Ensino Pedagógico para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q898147 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Para entender alguns dos aspectos relativos aos conflitos, é possível analisar as reflexões de Chrispino. Tomando-as por base em sua transcrição literal, analise as duas asserções subsequentes e marque a alternativa correta.


I - Um exemplo claro da dificuldade que temos para lidar com o conflito é a nossa incapacidade de identificar as circunstâncias que derivam do conflito ou redundam nele. Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas.


II - Daí podemos tirar, pelo menos, duas conclusões: a primeira é que se ele se manifestou de forma violenta é porque já existia antes na forma de divergência ou antagonismo, e nós não soubemos ou não fomos preparados para identificá-lo; a segunda é que toda a vez que o conflito se manifesta, nós agimos para resolvê-lo, coibindo a manifestação violenta.

12 Q898151 | Pedagogia, Libâneo, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

De acordo com Libâneo, “embora as escolas não sejam iguais e não seja possível estabelecer regras e procedimentos organizacionais de validade geral, as pesquisas contribuem para a indicação de características organizacionais que podem ser úteis para a compreensão do funcionamento delas, considerados os contextos e as situações escolares específicas”. Algumas dessas características foram propostas abaixo. No entanto, uma alternativa foi elaborada de forma incorreta, assinale-a:

13 Q898148 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Qual das iniciativas a seguir não contribui para uma elaboração efetiva e participativa dos projetos pedagógicos?

14 Q898149 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

As diferentes estratégias de ação que podem ser implementadas em prol do desenvolvimento da educação dependem de uma série de fatores. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde às seguintes especificidades, segundo Zabala: “se a exposição introduz as possíveis questões, paradoxos ou contradições, sem dúvida favorecerá os conflitos cognitivos de alguns alunos, mas não os de todos, nem com a profundidade suficiente para garantir que cada um deles realize o processo construtivo que a aprendizagem exige. Para poder influir no processo de elaboração individual, na atividade mental de cada menino e menina, terá que introduzir atividades que obriguem os alunos a questionar seus conhecimentos e a reconsiderar as interpretações que fizeram deles.

15 Q898150 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Destaque o conceito abaixo que representa o fundamento da concepção democrático-participativa de gestão escolar, razão de ser do projeto pedagógico. É definida como a faculdade das pessoas de autogovernar-se, de decidir sobre o próprio destino.

16 Q898152 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos que apresentam qual das características abaixo?

17 Q898153 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentro dos ponderamentos de José Manuel Moran, em sua obra: “Gestão inovadora da escola com tecnologias”, analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.


I - Na implantação de tecnologias o primeiro passo é garantir o acesso. Que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados.


II - O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática.


III - O terceiro passo é o do domínio pedagógico e gerencial. Nesta etapa, as tecnologias são utilizadas para facilitar processos que eram realizados anteriormente de forma manual.

18 Q898155 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Qual o enunciado que melhor define a aplicabilidade do resultado da avaliação realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)?

19 Q898156 | Pedagogia, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e marque, na sequência, a alternativa pertinente.


I - O planejamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino. Mesmo porque a sua elaboração está em função da direção, organização e coordenação do ensino. É preciso, pois, que os planos estejam continuamente ligados à prática, de modo que sejam sempre revistos e refeitos.


II - A ação docente vai ganhando eficácia na medida em que o professor vai acumulando e enriquecendo experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Isso significa que, para planejar, o professor se serve, de um lado, dos conhecimentos do processo didático e das metodologias específicas das matérias e, de outro, da sua própria experiência prática.