Questões de Concursos: Supervisor de Pesquisas Gestão

Prepare-se para a prova com questões de Supervisor de Pesquisas Gestão de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q837533 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.

12 Q835762 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Liderança é uma tentativa de se usar influência para motivar os indivíduos a atingirem alguma meta. Analise as afirmativas abaixo sobre líder e liderança:
I. Líder centrado no trabalho é a pessoa que supervisiona e observa de perto o trabalho dos demais. II. Líder centrado no empregado é a pessoa que supervisiona o trabalho dos demais apenas no geral, tentando proporcionar-lhe uma sensação de autonomia e suporte. III. Estruturação são atos de liderança que implicam a estruturação de tarefas e as responsabilidades dos cargos dos afiliados.
Assinale a alternativa correta.

13 Q837383 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

14 Q838614 | Administração Geral, Introdução e Antecedentes Históricos da Administração, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre Administração, analise as afirmativas abaixo:


I. Administração é processo porque tem o significado de norte, de caminho a ser percorrido e buscar um resultado comum.

II. Administração é solução de problemas porque é uma atividade contínua.

III. Administração é coordenação porque o administrador é como um maestro e precisa reger a empresa.


Assinale a alternativa correta.

15 Q835230 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre as funções da Administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações para alcançar esses resultados, bem como estabelecer leis e normas que servem de sustentação a esse procedimento administrativo.

II. Organização é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.

III. Controle é a metodologia administrativa que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado de ações, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho, para assegurar que os resultados estabelecidos pelo planejamento sejam alcançados.

Assinale a alternativa correta.

17 Q836701 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Para responder a questão, leia o fragmento do texto abaixo do romance A Metamorfose, de Franz Kafka.

   Aqueles foram bons tempos, mas que não se repetiram - ao menos, não com a mesma intensidade -, embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para arcar sozinho com as necessidades domésticas. À medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família, de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor, era amante da música e sabia tocar violino com muita graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se concretizar), enquanto os pais demonstravam não aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo solenemente na noite de Natal.
   Todos esses pensamentos, agora inúteis, fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a trocar palavras entre si. 
    Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações - seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender -, e Gregor, com satisfação, tomou conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito, ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco ampliava o montante economizado. De onde estava, ele aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia procedido corretamente.

(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
No final do primeiro parágrafo, nota-se o emprego recorrente de um tempo verbal. Seu uso, nesse trecho, remete a ações:

18 Q831887 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

As estratégias da organização são respostas aos desafios e oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. Sobre as categorias de estratégias, assinale a alternativa incorreta.

19 Q832727 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.

20 Q837410 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:
I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum. II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns. III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.
Assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.