Questões de Concursos: Técnico Ambiental

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Ambiental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q861651 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

A radiação solar desempenha um papel fundamental no sistema climático. Quando a radiação solar penetra na atmosfera, parte da energia incidente é refletida pelas nuvens e por outras partículas suspensas no ar, volta ao espaço e torna-se perdida para a Terra.

Esse fenômeno é denominado

42 Q805709 | Legislação e Decretos, Decreto n 7217 2010 Regulamenta a Lei no 11445, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

Segundo o Decreto de nº 7.217/2010, a prestação de serviços públicos de saneamento básico, observará o plano editado pelo titular, que atenderá os planos de saneamento básico, devendo ser compatíveis com os planos de recursos das bacias hidrográficas em que os Municípios estiverem inseridos. Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

I - O plano de saneamento básico deverá abranger os serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos, de limpeza urbana e de manejo de águas pluviais, podendo o titular, a seu critério, elaborar planos específicos para um ou mais desses serviços.

II - O plano de saneamento básico, ou o eventual plano específico, poderá ser elaborado mediante apoio técnico ou financeiro prestado por outros entes da Federação, pelo prestador dos serviços ou por instituições universitárias ou de pesquisa científica, garantida a participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.

III - O plano de saneamento básico será revisto periodicamente, em prazo não superior a quatro anos, anteriormente à elaboração do plano plurianual.

43 Q861647 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC), instituído pelo Decreto Federal nº 10.950/2022, fixa responsabilidades, estabelece estrutura organizacional, diretrizes, procedimentos e ações, sendo um de seus objetivos permitir a atuação coordenada de órgãos da administração pública e de entidades públicas e privadas na ampliação da capacidade de resposta em incidentes de poluição por óleo que possam afetar as águas sob jurisdição nacional.

De acordo com esse decreto federal, a função de Autoridade Nacional na estrutura organizacional do PNC é exercida pelo

45 Q485072 | Geografia, Solos, Técnico Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A informação correta entre atributo de textura do solo e implicações de manejo está correta em:

46 Q484170 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Ambiental, MPE GO, IADES

Assinale a alternativa que apresenta o formato de armazenamento interno em uso pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG), com associação de atributos apenas à classe do mapa que tem estrutura simples e é compatível com dados obtidos por scanner ou sensor remoto, armazenamento por matrizes e processamento mais rápido e eficiente.

47 Q599641 | Agricultura, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Em relação a sistemas agrossilviculturais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Sistemas agrossilviculturais combinam árvores com cultivos agrícolas anuais. Sistemas agrossilvipastoris combinam árvores com cultivos agrícolas e animais. Sistemas silvipastoris combinam árvores, pastagens e animais. ( ) Um sistema agroflorestal pode trazer mais lucros que um sistema agrícola convencional, mas também pode trazer mais custos, já que existem pelo menos dois grupos principais de componentes que precisam ser profissionalmente manejados e mantidos dentro de um sistema agroflorestal. ( ) Em sistemas silvipastoris, a redução do calor, por meio da sombra de árvores pode resultar em aumento da estação de pastejo, maior ganho de peso dos animais, maior produção de leite e lã, aumento na taxa de reprodução e maiores chances de sobrevivência dos bezerros. ( ) Espécies do gênero Eucalyptus não são viáveis para sistemas agrossilviculturais, pois, por serem árvores muito rústicas e de rápido crescimento, atrapalham o crescimento de outras espécies. Além disso, consomem muita água do solo e podem ser tóxicas para o gado. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

48 Q436621 | Direito Constitucional, Política Urbana, Técnico Ambiental, ICMBio, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Constituição da República de 1988, julgue o item abaixo. Desapropriação de terras por motivo de utilidade pública mediante indenização em dinheiro não é ação prevista, portanto, é considerada ilegal.

49 Q822423 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

A Lei 6938, de 31 de agosto de 1981 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. De acordo com essa lei:

I - Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar é um dos princípios da Política Nacional do Meio Ambiente.

II - Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

III - Um dos instrumentos da política é a proteção de áreas ameaçadas de degradação.

IV - Constituirão o SISNAMA, órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

V - O órgão superior superior do SISNAMA, o Conselho de Governo, não tem a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais.

Estão corretas as afirmativas:

50 Q805061 | Legislação e Decretos, Decreto n 7217 2010 Regulamenta a Lei no 11445, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

O Decreto 7.217/2010, dispõe sobre o prestador de serviço público, como sendo o órgão ou entidade, inclusive empresa do titular, ao qual a lei tenha atribuído competência de prestar serviço público. Com base no enunciado acima assinale a alternativa CORRETA.

I – O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo prestar diretamente os serviços ou autorizar a sua delegação.

II - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo definir o ente responsável pela sua regulação e fiscalização, bem como os procedimentos de sua atuação.

III - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo fixar os direitos e os deveres dos usuários.

IV - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo estabelecer mecanismos de participação e controle social.

V - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo estabelecer sistema de informações sobre os serviços, articulado com o Sistema Nacional de Informações em Saneamento – SINISA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.