Questões de Concursos: Técnico Científico Governança em TI

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Científico Governança em TI de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q246802 | Governança de TI, COBIT, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda a respeito da governança de TI, conforme preconizado pelo
COBIT, julgue os itens a seguir.

O COBIT, tanto em sua versão 3 como na 4, possui 34 processos divididos em quatro domínios. No domínio dirigido por métricas (measurement-driven), definem-se os objetivos de gerenciamento e controle a serem considerados pelo empreendimento.

32 Q245863 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento
de serviços e considerando-se o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

O gerenciamento de serviços pode ser visto como um ativo operacional de uma organização. Um processo é um conjunto de atividades coordenadas que combinam e implementam recursos e capacidades para produzir um resultado que, direta ou indiretamente, cria valor para um cliente interno ou departamental.

34 Q245941 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a gestão estratégica,
planejamento estratégico de negócio e de TI, e alinhamento
estratégico entre TI e negócio.

A taxa interna de retorno é calculada encontrando-se a taxa de desconto que iguala o valor presente líquido do fluxo de caixa de um investimento em TI a ser realizado a zero. Quanto maior a taxa interna de retorno (TIR), menos desejável é o investimento.

35 Q245220 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando-se processos, funções de estratégia, desenho,
transição e operações e o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

Uma métrica adequada para avaliar o desempenho da central de serviços (service desk) é o volume de chamadas recebidas, uma vez que um incremento nesse indicador significa maior confiança dos usuários nesse tipo de serviço e, portanto, bom desempenho.

36 Q245582 | Governança de TI, Instrução Normativa N4, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de
TI, julgue os itens de 107 a 120, com base no que dispõem a Lei n.º
8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do TCU,
combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.

Para a licitação do serviço de TI a ser contratado, podem-se adotar as opções de menor preço, melhor técnica e técnica e preço, sendo a terceira opção a menos recomendada para serviços de TI.

37 Q246154 | Governança de TI, COBIT, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do domínio Adquirir e Implementar do COBIT, julgue os
itens consecutivos.

Definição e manutenção de requisitos técnicos e funcionais de negócio e estudo de viabilidade e formulação de ações alternativas são objetivos de controle para o processo Identificar Soluções Automatizadas.

38 Q246716 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A revisão, com gestores de alto nível, de atividades, do status e dos resultados do processo de gerência de configuração constitui exemplo de prática genérica de nível 3 da área de processo denominada gerenciamento de configuração.

39 Q247228 | Governança de TI, CMMI e MPSBR, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A estabilização de desempenho de um ou mais subprocessos de planejamento de projeto constitui prática genérica de nível 4 da área de processo denominada planejamento de projeto.

40 Q245943 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

Os processos de negócio e soluções podem ser projetados utilizando-se arquitetura orientada a serviços (service oriented architecture) para que uma simples aplicação possa ser parte de mais de um serviço e um simples serviço possa utilizar mais que uma aplicação.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.