Questões de Concursos: Técnico Esportivo

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Esportivo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q472733 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Hiperlipidemia, hipertensão, moléstias cardiovasculares, diabetes, sedentarismo e alto índice de mortalidade estão relacionados com a obesidade.

32 Q472089 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O momento em que se instala a obesidade hipertrófica na criança é facilmente definido.

33 Q473725 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

A orientação pedagógica para uma dada atividade física proposta deverá contemplar adequadamente o estágio de desenvolvimento, que deve ser medido pelas idades mental, cronológica e social.

34 Q473511 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O fato de a mulher, em condições normais, geralmente apresentar condicionamento aeróbio inferior ao do homem deve-se a razões constitucionais e funcionais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, relativos à comparação anatomofisiológica entre homens e mulheres.

O homem apresenta volume e capacidade pulmonares menores.

35 Q473311 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com as últimas recomendações feitas pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva acerca da quantidade mínima e da qualidade recomendada de exercício para desenvolver e manter a aptidão cardiorrespiratória e muscular, julgue os itens a seguir, com relação aos procedimentos propostos para um programa diversificado, visando melhoria dos componentes da aptidão física para aprimoramento da qualidade de vida.

A recomendação de exercícios resistidos baseia-se, independentemente de idade, sexo e raça, em trabalhar pequenos grupos musculares com série única de 3 a 4 exercícios diferentes, 2 vezes por semana, com cargas que permitam completar 10 repetições.

36 Q471629 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com as últimas recomendações feitas pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva acerca da quantidade mínima e da qualidade recomendada de exercício para desenvolver e manter a aptidão cardiorrespiratória e muscular, julgue os itens a seguir, com relação aos procedimentos propostos para um programa diversificado, visando melhoria dos componentes da aptidão física para aprimoramento da qualidade de vida.

As diretrizes para um programa de atividade física bem elaborado incluem exercícios aeróbios combinados com exercícios resistidos e de flexibilidade para se obter um aumento significativo na força muscular, potência aeróbia e redução da gordura corporal com aumento da taxa metabólica de repouso.

37 Q473016 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10 ºC, porém, um aumento de apenas 5 ºC. Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse térmico (calor) durante treinamento ou competição. Lamentavelmente, a lesão induzida pelo calor ocorre comumente em uma variedade de eventos atléticos de duração mais prolongada. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, julgue os itens subseqüentes.

A utilização de roupas de borracha ou com plásticos aumenta a umidade relativa próximo à pele, promovendo a produção de suor. Essa prática é recomendada porque o suor esfria e também contribui para a hidratação da pele.

38 Q471916 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos de primeiros socorros.

A transpiração, a dilatação da pupila, a anorexia e a ausência de pulso são alguns dos sinais que podem identificar uma vítima de parada cardíaca.

39 Q473028 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

A idade cronológica acompanha a idade biológica.

40 Q471865 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A obesidade, como também a anorexia e a bulimia, deriva de um desequilíbrio orgânico entre os fatores que acumulam e os que gastam energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.