Questões de Concursos: Técnico Superior Jurídico

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Superior Jurídico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q691796 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

A frase “Os candidatos farão as inscrições até sexta-feira” foi modificada segundo critérios diferentes; a forma da frase que mostra incorreção de acordo com o critério indicado é:

22 Q691783 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

“Hoje, em todo o mundo, cerca de 550 milhões de pessoas estão conectadas à Internet – quase 9 milhões delas no Brasil. Quando a rede de computadores começou a popularizar-se, dez anos atrás, os apocalípticos de plantão, sempre eles, logo alardearam que os efeitos colaterais mais nefastos desse fenômeno seriam o isolamento e a alienação. Que as pessoas deixariam de relacionar-se, que se tornariam ainda mais sedentárias, que teriam o seu cotidiano moldado por uma espécie de irrealidade digital, que emburreceriam, e por aí vai”. (Veja, 03/03/2004, p. 85) 
Argumentativamente, o texto:

23 Q689854 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

O jornal O Globo de 10.3.2019 trazia como uma de suas manchetes: 
Pouso forçado. Rio perde 25% dos voos domésticos e internacionais em seis anos. 
Sobre a relação semântica entre o título – Pouso forçado – e o restante da manchete, é correto afirmar que:

24 Q689330 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

A oposição de termos construída com as preposições com/sem gera um possível paradoxo em:

25 Q688787 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Sobre uma nova espécie de droga, as smart drugs, a chamada para um texto de jornal diz o seguinte: 
“Drogas apelidadas de smart drugs por supostamente aumentarem a inteligência ganham cada vez mais adeptos, apesar de pesquisas desmentirem seus efeitos”. 
A substituição de um conectivo que está corretamente realizada é: 

26 Q694426 | Português, Morfologia, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Texto associado.
Um texto de divulgação de um novo romance diz o seguinte: 
“Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão. Ao que parece, tentaram matá-lo, mas ele não se recorda dos fatos que o levaram até ali. Muito menos de seu passado recente. Seria dado como desaparecido, se houvesse alguém para sentir sua falta. Essa dolorosa ausência imperceptível é a brecha para dar vazão à sua revolta com o mundo contemporâneo e começar uma nova vida. Entre seus planos: executar criminosos intocados pela Justiça e escrever um best-seller. Mas uma paixão verdadeira e arrebatadora coloca tudo em xeque”. 
(Época, 14/01/2019, p. 37)
“Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão”; a palavra “lixão”, apesar do sufixo aumentativo, não mostra esse valor, formando um vocábulo com novo sentido (texto 3). O mesmo ocorre em: 

27 Q688743 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

A revista Época de 14/01/2019 fez uma reportagem sobre o presidente americano Donald Trump e redigiu a chamada para a leitura do texto do seguinte modo: 
“O presidente americano vai à TV defender a construção do muro entre os EUA e o México e prolonga o que está próximo de ser a mais extensa paralisação do governo na história”.
Sobre a estruturação gramatical desse texto, é correto afirmar que:

28 Q692738 | Legislação da Defensoria Pública, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Maria, Defensora Pública no Estado do Rio de Janeiro, decidiu participar de uma sociedade comercial do ramo de alimentos.
Considerando a sistemática estabelecida pela Lei Complementar nº 80/1994, a decisão de Maria está:

29 Q686672 | Português, Pontuação, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

“Pensar mal amiúde significa tornar mau. Na vida das nações (1) não menos que na dos indivíduos (2) os primeiros momentos de uma trajetória imprimem (3) no que está nascendo (4) traços de teimosa permanência”. (Eduardo Giannetti, O Elogio do Vira-Lata e outros ensaios. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 13) Nesse segmento inicial de um texto, poderiam ser usadas vírgulas nas posições dos seguintes números: 

30 Q687491 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos Instrumentos Normativos, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Em março de 2018, o Brasil sofreu uma condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos porque o Estado brasileiro atuou de forma lenta e inadequada na demarcação da terra do povo indígena Xukuru, em Pernambuco. 
A responsabilidade do Brasil em realizar as reparações determinadas pela Corte, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos, recai sobre:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.