Questões de Concursos: Técnico de Informática

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Informática de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q247786 | Matemática, Frações e porcentagem, Técnico de Informática, Petrobras, Petrobrás Técnico de Contabilidade

Um cartucho para impressoras, com 5 mL de tinta, custa R$ 45,00. Já um cartucho com 11 mL de tinta, para o mesmo tipo de impressora, é vendido a R$ 70,40. A empresa X comprou 11 cartuchos de 5 mL, enquanto que a empresa Y comprou 5 de 11 mL. Desse modo, as duas empresas adquiriram a mesma quantidade de tinta para impressão, mas não gastaram o mesmo valor nas compras.

Em relação ao valor gasto pela empresa X, a empresa Y economizou, aproximadamente,

12 Q50053 | Matemática, Técnico de Informática, MPE PA, FADESP

Dois servidores de nível médio tinham que encaminhar processos no sistema computacional, quando um servidor disse ao outro: se você me passar 15 dos seus processos eu ficarei com o dobro do que você ficará, no entanto, se eu passar 15 processos para você, ficaremos com a mesma quantidade. Quantos eram os processos?

13 Q50052 | Matemática, Técnico de Informática, MPE PA, FADESP

Dez servidores, trabalhando 8 horas por dia, arquivam 550 processos em 6 dias. Quantos dias levariam oito desses servidores, trabalhando 6 horas por dia, com o mesmo ritmo dos demais e em iguais condições de trabalho da situação anterior, para arquivar 220 processos, cujo tempo de arquivamento é o dobro dos processos da situação anterior?

14 Q247849 | Matemática, Análise Combinatória, Técnico de Informática, Petrobras, Petrobrás Técnico de Contabilidade

Em uma loja, trabalham 8 funcionárias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionárias para trabalharem no próximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no último feriado e, por isso, não podem ser escolhidas.
Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poderá fazer a escolha?

15 Q247408 | Redes de Computadores, QoS, Técnico de Informática, MPE GO, FUNIVERSA

O termo Qualidade de Serviço, ou QoS, diz respeito à garantia de banda (velocidade) e à regularidade no atraso (jitter) exigidos por determinadas aplicações. Na Internet, no entanto, ainda não se pode garantir QoS, uma vez que se trata de uma rede heterogênea baseada no princípio do TCP/IP do melhor esforço. Outras redes privadas, no entanto, dão garantias de serviço de acordo com o que for contratado e descrito no contrato de nível de serviços (SLA). Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma rede existente atualmente, baseada no TCP/IP, que garante níveis de QoS contratados.

16 Q247444 | Informática, Barramento, Técnico de Informática, Prefeitura de Campo Verde MT, CONSULPLAN

Sobre a arquitetura de microcomputadores padrão IBM PC, analise:

I. Slots de expansão (barramentos) PCI são utilizados exclusivamente para instalação de placas gráficas.

II. O chipset southbridge (ponte sul) é responsável pela comunicação do processador com as memórias e, em alguns casos, com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.

III. SIMM, EDO, DIMM, DDR e DDR3 são descrições comerciais válidas de tipos de memória RAM para microcomputadores pessoais.

IV. O BIOS é um software pré-gravado em memória volátil (RAM) executado pelo computador quando inicializado. É responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

17 Q248203 | Informática, Técnico de Informática, Petrobras, Petrobrás Técnico de Informática

A VPN (Virtual Private Network) garante a integridade e a autenticidade dos dados trafegados em uma rede pública utilizando, entre outras, a técnica de encriptação, que consiste em

18 Q861673 | Português, Técnico de Informática, CNU, CESGRANRIO

Texto associado.

Brasil, paraíso dos agrotóxicos

1 O Brasil vive um drama: ao acordar do sonho de uma economia agrária pujante, o país desperta para o pesadelo de ser, pelo quinto ano consecutivo, o maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Balança comercial tinindo; agricultura a todo vapor. Mas quanto custa, por exemplo, uma saca de milho, soja ou algodão? Será que o preço de tais commodities – que há tempos são o motor de uma economia primária à la colonialismo moderno – compensa os prejuízos sociais e ambientais negligenciados nos cálculos do comércio internacional?

2 “Pergunta difícil”, diz o economista Wagner Soares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bolsa de Chicago define o preço da soja; mas não considera que, para se produzir cada saca, são aplicadas generosas doses de agrotóxicos que permanecem no ambiente natural – e no ser humano – por anos ou mesmo décadas. “Ao final das contas, quem paga pela intoxicação dos trabalhadores e pela contaminação ambiental é a sociedade”, afirma Soares. Em seu melhor economês, ele garante que as “externalidades negativas” de nosso modelo agrário continuam de fora dos cálculos.

3 Segundo o economista do IBGE, que estudou propriedades rurais no Paraná, cada dólar gasto na compra de agrotóxicos pode custar aos cofres públicos 1,28 dólar em futuros gastos com a saúde de camponeses intoxicados. Mas este é um valor subestimado. Afinal, Soares contabilizou apenas os custos referentes a intoxicações agudas. Levando-se em conta os casos crônicos, acrescidos da contaminação ambiental difusa nos ecossistemas, os prejuízos podem atingir cifras assustadoramente maiores. “Estamos há décadas inseridos nesse modelo agrário, e estudos mensurando seus reais custos socioambientais são raros ou inexistentes”, diz.

4 Seja na agricultura familiar, seja nas grandes propriedades rurais, “os impactos dos agrotóxicos na saúde pública abrangem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais”, afirma dossiê publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entidade que reúne pesquisadores de diversas universidades do país.

5 Não são apenas agricultores e suas famílias que integram grupos de risco. Todos os milhares de profissionais envolvidos no comércio e na manipulação dessas substâncias são potenciais vítimas. E, além deles, “todos nós, diariamente, a cada refeição, ingerimos princípios ativos de agrotóxicos em nossos alimentos”, garante uma médica da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Hoje, todo mundo come veneno”, afirma um agricultor.

6 Produtores e especialistas alinhados ao modelo convencional de produção agrícola insistem: sem agrotóxicos seria impossível alimentar uma população mundial em constante expansão. Esses venenos seriam, portanto, um mal necessário, de acordo com esses produtores. Agricultores garantem que não há nenhuma dificuldade em produzir alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, para alimentar a população. Segundo eles, “a humanidade domina a agricultura há pelo menos 10 mil anos, e o modelo imposto no século 20 vem apagando a herança e o acúmulo de conhecimento dos métodos tradicionais.”

7 Mas a pergunta que não quer calar é: será que um modelo dito “alternativo” teria potencial para alimentar uma população que, até 2050, deverá chegar a 9 bilhões? Certamente tem muito mais potencial do que o agronegócio que, hoje, não dá conta nem de alimentar 7 bilhões, retrucam estudiosos. Sistemas de produção descentralizados têm muito mais condições de produzir e distribuir alimentos em quantidade e qualidade. Precisamos de outra estrutura agrária – baseada em propriedades menores, com produção diversificada, privilegiando mercados locais e contemplando a conservação da biodiversidade. A engenheira agrônoma Flávia Londres assina embaixo e defende que “Monoculturas são grandes desertos verdes. A agroecologia, portanto, requer uma mudança paradigmática no modelo agrário, que resultaria, na verdade, em uma mudança cultural”.

KUGLER, H. Revista Ciência Hoje, n. 296, v. 50. RJ: SBPC. set. 2012. Adaptado.

De acordo com as regras de concordância nominal da norma-padrão da língua portuguesa, a palavra destacada está empregada corretamente em:

19 Q248150 | Matemática, Técnico de Informática, Petrobras, Petrobrás Técnico de Contabilidade

Brincando de arremessar uma bola em uma cesta de basquete, Pedro e João combinaram que cada um faria 10 arremessos, ganhando 2 pontos por acerto e perdendo um ponto a cada erro. Quando terminaram, João falou: Eu acertei dois arremessos a mais que você, mas minha pontuação foi o quádruplo da sua.
De acordo com o que disse João, quantos arremessos Pedro errou?

20 Q247738 | Sistemas Operacionais, Linux, Técnico de Informática, SPTrans, VUNESP

No sistema operacional Linux, para fazer com que todas as regras contidas no arquivo fstab sejam executadas sem o processo de reinício do sistema, deve-se utilizar o comando

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.