Questões de Concursos: Técnico de Laboratório Microbiologia

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Laboratório Microbiologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q688137 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

A urocultura deve ser realizada através de metodologia quantitativa. Considerando-se aspectos clínicos, sexo do paciente e o método de coleta de urina, diferentes contagens de UFC/mL de urina podem ser consideradas significativas. Em casos de cistite não complicada em mulheres, com isolamento de uropatógenos a partir de urina coletada por micção espontânea, a bacteriúria pode ser considerada relevante a partir da seguinte contagem:

12 Q691061 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

A fase pré-analítica é de suma importância para se obterem resultados confiáveis de uroculturas. Em relação aos procedimentos relacionados a essa fase, considere as seguintes afirmativas: I É recomendado um tempo mínimo de 1 hora de retenção vesical antes da coleta da urina para realização de urocultura. II É recomendado que o paciente evite a ingestão de muito líquido antes da coleta de urina para urocultura. III A coleta por micção espontânea deve ser realizada após criteriosa higiene genital, devendo se desprezar o jato inicial da urina, coletando-se o jato médio, sem interrupção do fluxo, em frasco estéril de boca larga. IV As amostras de urina podem ser congeladas por 24 – 48 horas, se as mesmas não puderem ser transportadas em até 2 horas para o processamento no laboratório. Das afirmativas acima, apenas:

13 Q693720 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

Em relação ao processamento do líquor no laboratório de microbiologia, é correto afirmar que: 

14 Q687272 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

Considere as seguintes afirmativas em relação às hemoculturas: I Normalmente, é recomendada a coleta de 2 a 3 amostras de sangue por paciente. II Uma hemocultura é definida como sendo uma amostra de sangue obtida de uma punção venosa que pode ser distribuída em um ou mais frascos de hemocultura. III A proporção sangue/meio de cultura deve ser de 1:5 a 1:10, independente do sistema a ser utilizado (manual ou automatizado). IV Os sistemas automatizados Bactec e Bact/Alert são baseados na detecção de CO2 proveniente do metabolismo dos microrganismos em crescimento no meio de cultura. Das afirmativas acima, apenas:

15 Q687640 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

Atualmente, existem vários meios seletivos de cultura disponíveis que podem apresentar diferentes finalidades. A opção que relaciona o meio de cultura e sua finalidade corretamente é:

16 Q681620 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

Entre as espécies de Enterococcus citadas abaixo, aquelas que apresentam as características de motilidade e resistência intrínseca à vancomicina são:

17 Q687261 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

A hemocultura é considerada o principal teste laboratorial para detecção de bacteremias. Em relação a hemoculturas, a opção correta é: 

18 Q691644 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

São algumas das condutas recomendadas a serem utilizadas em laboratório de nível 3 de biossegurança (NB-3):

19 Q688125 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

Haemophilus influenzae é uma das espécies clinicamente mais importante do gênero Haemophilus, relacionada com diferentes infecções em seres humanos. Em relação a H. influenzae, é correto afirmar que:

20 Q682465 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC

As cabines de segurança biológica utilizadas em laboratórios são classificadas em três classes: I, II e III. Em relação à classificação dessas cabines, considere as afirmativas abaixo: I Cabines da classe I oferecem proteção ao operador, ambiente e amostra. II Cabines da classe II do tipo A podem ser utilizadas em laboratórios com nível II ou III de biossegurança. III Cabines da classe II B2 apresentam 100% de exaustão, sem recirculação do ar, com duto voltado para o ambiente externo do laboratório. Das afirmativas acima: 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.