Questões de Concursos: Técnico de Nível Superior II

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Nível Superior II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q534616 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Um terreno de 9 m de profundidade é formado por duas camadas de solo. A partir do nível do terreno, de cima para baixo, a primeira camada de solo de 4 m de profundidade é formada por argila com peso específico de 15 kN/m3, enquanto a segunda camada de solo de 5 m de profundidade é composta por areia com peso específico de 18 kN/m3. Nos últimos 4 m de profundidade da segunda camada de solo, há um lençol freático.

Sabendo que o peso específico da água é 10 kN/m3, o valor da tensão efetiva em um ponto situado a 1 m acima do fim da segunda camada de solo de areia é, em kN/m2, igual a

32 Q452362 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Paulo é empregado da empresa Companhia do Computador Ltda., com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, de 18 h a 1 h 30 min do dia seguinte, e aos sábados de 18 h às 22 h. Paulo foi contratado em 17 de janeiro de 2005 e não tem direito a revezamento semanal ou quinzenal no seu horário de trabalho.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a CLT, após as vinte horas, o trabalho de Paulo é considerado noturno, por isso ele tem direito a remuneração superior às horas trabalhadas no turno diurno.

33 Q527682 | Engenharia Civil, Patologia, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Com relação às causas da pulverulência (fenômeno patológico dos revestimentos de argamassas inorgânicas), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É causada por traço pobre em aglomerante;

( ) É causada por carbonatação insuficiente da cal, no caso de argamassas de cal;

( ) É causada por ausência de finos no agregado.

As afirmativas são, respectivamente,

34 Q536636 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Um rio antes do ponto de lançamento de efluentes de uma fábrica tinha uma vazão de 33.600 m3/dia e uma concentração de oxigênio dissolvido de 8,0 mg/L. A indústria lança continuamente um efluente com vazão de 8.400 m3/dia e concentração de oxigênio de 0,5 mg/L. A concentração de oxigênio dissolvido de saturação nesse corpo d?água é de 9,0 mg/L. Imediatamente após ao lançamento há uma mistura completa instantânea.

Considerando que a concentração de oxigênio dissolvido não é afetada pela ação de bactérias, o déficit de oxigênio no rio, imediatamente após o lançamento, em mg/L, é de

35 Q532098 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

O coeficiente de permeabilidade de uma amostra de areia fina é igual a 10-5 m/s, que foi obtido com o uso de um permeâmetro de carga constante. Foram utilizados um reservatório superior com água e um reservatório inferior com a amostra de areia. O tempo do ensaio durou 10 min e consumiu 6 L de água.

Sabendo que a área da seção transversal e o comprimento medido no sentido do fluxo de água da amostra de areia foram 4000 cm2 e 20 cm, respectivamente, a diferença do nível entre os reservatórios superior e inferior, em cm, é igual a

36 Q747001 | Economia, Demanda, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Suponha que um indivíduo decida por uma cesta de dois bens (x e y) e que ele sempre decida consumir apenas um dos bens dependendo da razão de preços entre eles.

Logo, suas preferências são

38 Q468114 | Direito Tributário, Impostos sobre o patrimônio e a renda, Técnico de Nível Superior II, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, CESPE CEBRASPE

Pedro instalou-se em um imóvel rural, mantendo sobre esse bem a posse mansa e pacífica, sem, contudo, ter o domínio da propriedade.

Em face dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Pedro, pelo simples fato de ser o possuidor do bem, é considerado o contribuinte do ITR desse imóvel, mesmo não sendo o seu proprietário.

39 Q543786 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Suponha que se deseja testar se um determinado candidato tem 50% das intenções de voto. Assim, foram realizadas pesquisas em cinco regiões (A, B, C, D e E) e seus respectivos intervalos de confiança foram calculados.

Sendo a letra de cada alternativa representante de cada região com seu respectivo intervalo de confiança, a única região em que se pode rejeitar a hipótese de que o candidato detém 50% dos votos é

40 Q468383 | Direito Tributário, Fiscalização, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Ricardo, um trabalhador rural, ao receber a notificação do lançamento de ofício do Imposto Territorial Rural (ITR) atinente ao seu sítio, resolveu entregar duas galinhas caipiras, uma vaca leiteira, duas cabras e duas sacas de milho que, reunidas, somavam cem quilos do cereal.

Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.