Questões de Concursos: Técnico de Tecnologia da Informação

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Tecnologia da Informação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q7717 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, Colégio Pedro II, AOCP

Texto associado.
Empresário, 84 anos. É presidente do banco Cédula. Sobrevivente do Holocausto, escreveu os livros A marca dos genocídios e A marcha.

“Eu não só vi o Holocausto: eu o vivi. E sobrevivi para contar. Fui um dos poucos de uma família de 79 pessoas. Foi em julho de 1941 que os soldados alemães chegaram ao nosso povoado: Secureni, que ficava na então Bessarábia (hoje território da Ucrânia). Não demorou a vir pelos alto- falantes a ordem para que todos os judeus se reunissem na manhã seguinte, na praça próxima ao cemitério judaico. Devíamos levar nossos pertences e mantimentos. Quem não obedecesse seria fuzilado. Começou ali nossa marcha de 1.500 quilômetros - que fizemos sujos, doentes e famintos. Marchar longas distâncias era uma das formas que os nazistas usavam para exterminar os judeus. Aprendemos a aceitar a morte, de tão corriqueira.

Como sobrevivi? Graças aos valentes do povo ucraniano, que correram risco para salvar inocentes. Já em outubro daquele ano, na Ucrânia, minha mãe perdeu as forças em decorrência do tifo, uma doença comum durante a guerra. Conseguimos nos esconder numa vala. Com medo de que fôssemos descobertos, ela me pediu para abandoná-la. A decisão era complicada - me salvar, abandonando-a, ou ficar e correr o risco de ser capturado e morto. Eu fiquei. Ao anoitecer, vimos luzes em um povoado. Batemos numa porta, que foi aberta por uma mulher e sua filha, as duas cristãs. Comovidas com nossa história, elas nos acolheram e ficamos escondidos.

Em setembro de 1941, eu, minha mãe e meu pai passávamos perto de uma floresta. Lembro ainda das trincheiras cavadas e do cheiro de corpos em decomposição. Soldados convocavam homens mais velhos para ajudar na limpeza da estrada. Era mentira. Meu pai foi. Estava magro, com semblante abatido - lembro ainda que conversou alguns minutos com minha mãe. Beijou-me várias vezes e pediu que cuidasse dela. Nunca mais o vi. Foi fuzilado e jogado numa vala comum. Em 1944, depois de o Exército russo libertar os judeus, voltei ao lugar onde ele tinha morrido. Era primavera e tudo florescia na floresta - mas eu só me lembrava do dia cinza de anos atrás. Disse então um kadish, a prece milenar dos órfãos e enlutados judeus, com três anos de atraso.

Mas este não é um depoimento só de tristeza. Hitler quis construir um império de 1.000 anos. Não durou nem 15. Eu pude reconstruir minha vida no Brasil, esta terra abençoada. Minha história é prova de que é possível seguir em frente, mesmo que tenha lembranças tão terríveis como a do Holocausto. Como se faz isso? Vivendo um dia de cada vez, apoiando-se no amor que sentimos por nossa família. Não me esqueci do que passei. Ainda tenho pesadelos. Mas isso não encerrou minha vida. Encontrei o amor, tive meus filhos e reencontrei a alegria. Vim para o Brasil com minha mãe, quando eu tinha 20 anos. Parte de minha família já tinha se estabelecido no Recife e no Rio de Janeiro desde 1906. Escolhi o Rio. Quando cheguei, trabalhei como vendedor ambulante, batendo de porta em porta. Ainda me lembro da primeira venda: um cordão de ouro com uma medalha e um relógio. A dívida era registrada num cartão, com a data da cobrança. Passei 50 anos sem falar nesse assunto. Hoje, penso que tenho obrigação de divulgar as atrocidades cometidas pelos nazistas contra os judeus, ciganos e outros povos. Histórias como a que vivi são uma bandeira para lutarmos por um mundo que respeite as diferenças.”
O texto acima representa o gênero textual denominado

22 Q555909 | Informática, Hardware, Técnico de Tecnologia da Informação, UFSB BA

Assinale a alternativa que apresenta apenas periféricos de saída.

23 Q555756 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, Conselho Regional dos Representantes Comerciais SP

Um endereço IP é um identificador único para uma interface de rede de uma máquina. Sobre o endereçamento IP também é correto afirmar:

24 Q23670 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Texto associado.
Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo.

(HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)
Infere-se do texto que o narrador

25 Q670008 | Direito Administrativo, Extinção dos Atos Administrativos, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Os atos administrativos têm algumas características peculiares em função do regime jurídico de Direito Público.


Sobre a extinção dos atos administrativos, é correto afirmar, EXCETO, que

26 Q562077 | Informática, Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFPB PB, IDECAN

A informação pode ser considerada o bem mais valioso de uma organização. Proteger a informação pode ser vital para qualquer organização, principalmente na atualidade. A segurança da informação deve ser fator primordial para qualquer organização, de qualquer segmento. O tripé da segurança da informação é baseado em disponibilidade, integridade e confidencialidade. Definir uma Política de Segurança para TI (Tecnologia da Informação) é vital para a continuidade dos negócios da organização e quatro componentes básicos devem ser seguidos. São consideradas alguns desses componentes, EXCETO:

27 Q550568 | Informática, Software, Técnico de Tecnologia da Informação, UFJF

Sobre sistemas operacionais em geral, é INCORRETO afirmar que:

28 Q7713 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, Colégio Pedro II, AOCP

Um usuário de um computador copiou uma foto de um site (servidor web) para seu computador. O processo feito por esse usuário foi:

29 Q333253 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma turma de formandos de um curso da UnB tenha 10 alunos e 8 alunas, entre eles Carlos e Carla, e que uma comissão composta por 4 alunos e 2 alunas dessa turma será formada para administrar os preparativos da formatura desses alunos, julgue os itens a seguir.

Se Carlos integrar a comissão e Carla, não, então a comissão poderá ser formada de mais de 1.800 maneiras distintas.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.