Questões de Concursos Públicos: Técnico do CNMP

Encontre aqui questões Técnico do CNMP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

É assegurada na Constituição Federal a seguinte garantia fundamental:
Um bom arranjo físico de escritório permite que o trabalho flua de forma mais fácil nos departamentos administrativos.

Nesse sentido, é correto afirmar:
O Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público é
Quanto tempo faz que você não vê ou usa uma moeda de um centavo? Embora não sejam fabricadas desde 2004, elas permanecem em circulação e, conforme apurou o Jornal do Comércio junto ao Banco Central, não há previsão de que sejam retiradas do mercado. São 1,2 bilhão de unidades em circulação.

(Adaptado de: Jornal do Comércio, Porto Alegre, 28/02/2014)

De acordo com o dado fornecido no texto, se o Banco Central decidisse substituir o total de moedas de um centavo em circulação por moedas de cinco centavos perfazendo o mesmo valor, em reais, das atuais moedas de um centavo em circulação, seria necessário um total de moedas de cinco centavos igual a
As organizações que possuem uma gestão da qualidade utilizam-se de ferramentas da qualidade para a melhoria contínua.

Quando se necessita colher dados baseados na observação amostral com o objetivo de definir um modelo, deve-se utilizar:
A técnica que engloba a identificação, a descrição, a nomenclatura e a classificação dos materiais é denominada:
Renato recebeu um lote de 6.325 peças idênticas que devem ser organizadas em grupos de 73 peças.

O menor número de peças que ele terá que descartar do lote para que consiga fazer o maior número possível de grupos é igual a
Com relação à responsabilidade do Presidente da República, dispõe a Constituição Federal que, admitida a acusação por:
Texto associado.
Para responder a questão, considere o texto abaixo.

Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

(Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e presença no pensamento brasileiro. In: Agenda cultural. São Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)
O segmento em que se restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em:
Um biólogo observou no dia 1º de janeiro 7 novas bactérias em uma cultura. No dia 2 de janeiro, 3 novas bactérias foram observadas na cultura. A cada dia subsequente, o biólogo verificou que o número de novas bactérias observadas era igual a soma do número de novas bactérias observadas nos dois dias anteriores.

Por exemplo, no dia 3 de janeiro foram observadas 10 novas bactérias, no dia 4 de janeiro foram observadas 13 novas bactérias, e assim por diante. Sabendo que nos dias 28 e 31 de janeiro foram observadas, respectivamente, 1.439.005 e 6.095.723 novas bactérias na cultura, então, o números de novas bactérias observadas no dia 30 de janeiro foi