Questões de Concursos: Técnico em Administração

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21 Q359006 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes aos vários exames cujos resultados podem atestar a aptidão para o trabalho.

A audiometria é indicada para trabalhadores expostos a ruído igual ou superior a 80 dB(A).

22 Q27726 | Direito Administrativo, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas:

   I. Qualquer cidadão pode acompanhar o processo de licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.
   II. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada. 

É CORRETO afirmar que

23 Q364796 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes.

Comparativamente aos que exercem seu labor em outros locais, os trabalhadores que exercem suas atividades em cozinhas ou em piscinas têm maior probabilidade de adquirir dermatofitoses.

24 Q367326 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

O programa de gerenciamento de riscos (PGR), dentro de uma empresa, é elaborado objetivando a implantação de medidas que busquem preservar a vida, evitar danos físicos e psíquicos aos trabalhadores e proteger o meio ambiente. Acerca do PGR, julgue os itens de 109 a 114.

De acordo com as recomendações pertinentes, as luvas de raspa de couro são equipamentos indicados para trabalhadores que lidem com agentes abrasivos e escoriantes.

25 Q369252 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, no cotidiano do trabalho dentro de uma empresa, o profissional de enfermagem é demandado a atender situações emergenciais desencadeadas por problemas de saúde e riscos a que estão expostos os trabalhadores, julgue os itens subsequentes.

Cefaleia, febre e mal-estar geral são alguns dos sinais e sintomas que fazem parte do quadro clínico de hidrofobia.

26 Q366813 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a superintendência regional do trabalho e emprego (SRTE) é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, julgue os itens seguintes, relativos às competências das SRTEs.

Paralelamente ao elenco de competências que lhes são atribuídas, as SRTEs, em seu âmbito de atuação, contam com rol de restrições que incluem a proibição de impor penalidade a infratores.

27 Q369426 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico em Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes.

Profissionais que trabalham em laboratórios de pesquisas e análises clínicas podem contrair leishmanioses cutânea e cutaneomucosa de origem ocupacional.

28 Q27733 | Administração Geral, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

São vantagens da descentralização, segundo Ronchi, EXCETO:

29 Q27723 | Português, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

Texto associado.
PROFUSÃO DE ESTÍMULOS
Rosely Sayão 


      Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade? 
     Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, às informações de alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito várias vezes do trajeto que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
     Quando me vejo em tal situação, eu me lembro que dirigir, após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
      O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não mais observamos os detalhes, por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador para buscar textos sobre um tema e, de repente, me dei conta de que estava em temas que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
      Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. Sofremos de uma tentação permanente de pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto? 
      Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. Elas já nasceram neste mundo de profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
      Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
      A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, passam horas em uma única atividade de que gostam.
      Mas, nos estudos, queremos que elas prestem atenção no que é preciso, e não no que gostam. E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
      As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, boa parte desse trabalho é nosso, e não delas. 
      Não basta mandarmos que elas prestem atenção: isso de nada as ajuda. O que pode ajudar, por exemplo, é analisarmos o contexto em que estão quando precisam focar a atenção e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/151733-... Acesso em: 20 abr. 2014.
Em: “As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso.", isso se refere a
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