Questões de Concursos: Técnico em Eletromecânica

Prepare-se para a prova com questões de Técnico em Eletromecânica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q681743 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

Em um processo siderúrgico o produto principal do alto forno é o:

12 Q681254 | Português, Interpretação Textual, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

A MAIS POPULAR DAS DROGAS 

                          Suzana Herculano-Houzel 
O gosto é, francamente, ruim. Pergunte a qualquer criança de paladar inocente e ela lhe dirá que café é amargo que nem jiló. Mas depois que você é fisgado pelo aroma, o café rapidamente passa a ser presença constante em seu dia a dia. O que faz com que essa seja a beberagem psicoativa mais consumida do mundo? 
Uns dizem que é porque a cafeína - o componente estimulante para o cérebro - vicia. Outros garantem que não, já que o consumo da substância não costuma aumentar progressivamente - apesar de os usuários ’sentirem falta’ daquele cafezinho. Afinal, é droga ou não é? Se for, a cafeína deve ativar o sistema de recompensa (um conjunto de estruturas na porção frontal do cérebro cuja ativação parece ser suficiente para gerar prazer) e assim garantir que o comportamento associado - como fazer sexo, comer, ir ao cinema ou usar cocaína, maconha ou nicotina - será repetido sempre que possível. 
Para a alegria dos adeptos de um cafezinho, um estudo preliminar de imageamento funcional do cérebro mostrou, em 1999, que a cafeína não causa ativação aparente do sistema de recompensa do cérebro nem em ratos nem em humanos que receberam o equivalente a três xícaras de café. Mas isso acaba de mudar. Com uma técnica muito mais sensível, que mede diretamente a ativação do sistema de recompensa por meio da liberação de dopamina no núcleo acumbente (uma das estruturas principais do sistema), um grupo de neurocientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA mostrou em agosto de 2002 que a cafeína age como qualquer droga, sim - ao menos no cérebro de ratos. 
Enquanto o sexo, a comida e qualquer outro divertimento levam o próprio cérebro a ativar seu sistema de recompensa, a cafeína, como outras drogas, parece dispensar intermediários e ligar diretamente o núcleo acumbente, ao despejar dopamina no sistema de recompensa afora. Não é uma ativação espetacular, tanto que não se traduz em mudanças metabólicas cerebrais visíveis no imageamento funcional, como as que acontecem com a cocaína, a maconha ou o álcool. Mas é bastante respeitável — e suficiente para fazer qualquer animal querer mais. 
Se age como droga, por que são tão raras as pessoas que parecem genuinamente viciadas? Talvez a resposta seja simples: porque é muito difícil conseguir ficar completamente ‘a seco’, sem ingerir cafeína alguma. Essa substância hoje é onipresente, encontrada em bebidas, sobremesas e até em inocentes ’remédios’ para a gripe ou dor de cabeça. Como ninguém passa muito tempo longe da droga, os sintomas da abstinência raramente aparecem. E se aparecerem, é só dar uma chegadinha à esquina e tomar uma coca-cola… 
Disponível em http://cienciahoje.org.br/coluna/a-mais-popular-das-drogas/. Acesso em: 20 mai. 2018 

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

13 Q688477 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

A fadiga de um material é observada pelo levantamento de sua curva de comportamento. Este diagrama é conhecido como diagrama de Wöhler, em que a tensão máxima é:

14 Q687133 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

Na fabricação mecânica, são utilizados processos de conformação, usinagem, junção e moldagem. Neste sentido, são considerados como conformação os processos:

15 Q683801 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

Os difusores e os bocais são dispositivos que alteram a velocidade e a pressão no escoamento de um fluido. Nesse sentido, verifica-se que:

16 Q682764 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

A propriedade que reflete melhor a resistência mecânica de um material é

17 Q691245 | Português, Interpretação Textual, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

Subi a escada. A escuridão era tão viscosa que se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. Tentei acender a vela, mas o vento me envolveu. [...] 
                                                                                                                                                      TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. 1.ed. São Paulo: 
                                                                                                                                                                                   Companhia das Letras, 2018, p. 604. 


O pronome oblíquo “la”, que se encontra destacado no fragmento, corresponde à 

18 Q683534 | Informática, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

O Microsoft Office corresponde a uma coletânea de programas em que se destacam o Word, Excel, Power Point e Access. A correspondência destes programas no BrOffice.org, respectivamente, são:

19 Q688983 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

Com relação às características básicas de Controladores Lógicos Programáveis (CLP), é correto afirmar que

20 Q689301 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC

O sopro magnético se verifica em processo de soldagem a arco elétrico, provocando condições operacionais no produto resultante do consumível depositado. Nesse sentido, considere que:
I o arco não é gerado regularmente, provocando encurvamento e dificultando o controle do banho de fusão e da escória, possibilitando a ocorrência de porosidades.
II a compressão do arco ocorre, principalmente, em materiais ferromagnéticos, onde o campo magnético é comprimido pelo arco elétrico.
III no aço magnetizável, o arco elétrico se desvia no sentido da maior massa que, na maioria das aplicações, está no centro da peça.
Dos itens acima:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.