Questões de Concursos: Técnico em Farmácia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico em Farmácia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q479342 | Farmácia, Farmacologia, Técnico em Farmácia, UFRJ, UFRJ

De acordo com a Farmacopeia Brasileira (5ª edição), comprimidos não revestidos com peso médio de 500 mg podem ter limite de variação de peso de:

22 Q478822 | Farmácia, Farmacologia, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

O fármaco albendazol é praticamente insolúvel em água. Ainda assim, é comercializado em veículo aquoso na concentração de 40 mg/mL, em embalagem contendo um frasco de 10 mL. A respeito dessa formulação, julgue os itens a seguir. A concentração desse fármaco na formulação apresentada é de 4% p/v.

23 Q480680 | Farmácia, Técnico em Farmácia, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Alguns princípios ativos farmacêuticos são utilizados na sua forma de sal, e para alguns deles, na hora do cálculo farmacêutico, deve ser aplicado o fator de equivalência, que é o fator utilizado para fazer o cálculo da conversão da massa do sal ou éster para a massa do fármaco ativo. Assinale a alternativa que corresponde à quantidade total de pó que deverá ser pesado para o preparo de 20 cápsulas de ranitidina, cada uma na dose de 75 mg (miligramas), considerando que o pó utilizado será o cloridrato de ranitidina cujo fator de equivalência é 1,12:

24 Q479739 | Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios gerais de segurança no trabalho, julgue os itens seguintes. Produtos inflamáveis, cáusticos, corrosivos e explosivos não podem ser armazenados no laboratório de manipulação de medicamentos.

25 Q479687 | Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao controle físico-químico em farmácia com manipulação. A capela de fluxo laminar deve ser limpa e desinfetada antes e depois de cada sessão de manipulação de quimioterápicos injetáveis.

26 Q478499 | Farmácia, Desenvolvimento de Fármacos, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao armazenamento e à conservação de medicamentos, julgue os itens a seguir. Entre outros controles, o produto estéril manipulado e pronto para uso deve ser submetido à inspeção visual de 100% das amostras para que seja verificada a integridade física da embalagem.

27 Q478289 | Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao controle físico-químico em farmácia com manipulação. As salas de manipulação de medicamentos quimioterápicos devem possuir pressão positiva em relação às áreas adjacentes, a fim de impedirem o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente.

28 Q480283 | Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao controle físico-químico em farmácia com manipulação. Os uniformes, as máscaras e toucas usados na sala de manipulação de quimioterápicos injetáveis devem ser estéreis e reaproveitados a cada sessão de manipulação realizada em um mesmo dia.

29 Q480084 | Farmácia, Farmacologia, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A farmacopeia brasileira recomenda para o doseamento de determinado fármaco em comprimidos os seguintes procedimentos sucessivos:

• pesar e pulverizar 20 comprimidos;

• transferir quantidade do pó equivalente a 0,1 g de fármaco para um balão volumétrico de 200 mL;

• adicionar 150 mL de hidróxido de sódio, agitar por 3 min e completar o volume com o mesmo solvente;

• transferir 2 mL para outro balão volumétrico de 200 mL e completar o volume com água.

Considerando que, no protocolo antecedente, cada comprimido tenha massa de 1 g e contenha 50 mg do fármaco, julgue os itens que se seguem.

A solução final, obtida no último procedimento, terá a concentração de 5 ?g/mL.

30 Q480571 | Farmácia, Técnico em Farmácia, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A trituração é um processo usado universalmente nos laboratórios e na farmácia para reduzir pequenas quantidades de droga sólida a pó; é uma operação farmacêutica. Assinale a alternativa que apresenta a vidraria específica para utilização na trituração:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.