Questões de Concursos: Técnico em Recursos Humanos

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12 Q377384 | Administração Pública, Lei de Acesso à Infomação LAI, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Uma organização pública de excelência e dotada de qualidade implementa a gestão eficaz de suas informações, de forma a disponibilizar rapidamente ao cidadão o acesso às informações de que ele necessite.

13 Q317907 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista aspectos gerais da administração, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista a redução de conflitos existentes entre linha e assessoria, pode-se pensar em determinadas sugestões, tais como: a verificação do desempenho do assessor em tarefas de linha e a promoção de reuniões para resolver eventuais conflitos.

15 Q318477 | Administração Geral, Recompensas e Punições, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Os programas de pagamento variável tornaram-se interessantes para a organização, entre outras coisas, devido ao fato de que substituem-se completamente os custos fixos da mão-de-obra por custos variáveis e os ganhos dos indivíduos passam a depender de seu desempenho.

16 Q375952 | Administração Pública, Programa Nacional de Desburocratização, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A criação do DASP em 1979, em conjunto com a criação do Ministério da Desburocratização, possibilitou um avanço em direção a um repensar do modelo burocrático, modificando vários pressupostos essenciais desse modelo e fazendo que a máquina administrativa assumisse uma gestão mais moderna, mais de acordo com técnicas utilizadas por empresas privadas.

17 Q318502 | Administração Geral, Liderança, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Segundo Hersey e Blanchard, o líder pode ter alguns comportamentos básicos, como o de delegar ou o de enfatizar o comportamento diretivo.

20 Q376095 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

O paternalismo é um dos principais fatores que dificultam a mudança no setor público no Brasil.

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